Cidadeverde.com

Tarifa de água em Teresina terá novo aumento que chega a 3,8% a partir de junho, aprova Arsete

 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

 

Por Yala Sena 

Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) aprovou reajustes de 3,4 % para a Águas de Teresina, responsável pelo fornecimento na zona urbana da capital, e de 3,8% para a Agespisa,  que atua na zona rural. As novas tarifas serão aplicadas a partir de 28 de junho.

Os reajustes foram solicitados pela Agespisa e Águas de Teresina, após aumento de energia elétrica, produtos químicos e custos administráveis, variáveis que devem ser levados em conta no aumento da tarifa.

“Todo ano as empresas fazem um reajuste cabível com as variações que ocorreram na parte administrativa, nos insumos, que são responsáveis pelos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário”, disse o presidente da Arsete Adolfo Nunes. 
Pela legislação, as concessionárias têm o direto de solicitar o reajuste, no entanto é avaliado pelo colegiado da agência. 

Segundo a Arsete, o reajuste tarifário é uma medida anual que visa recompor as perdas inflacionárias e recuperar os custos e investimentos feitos pelas empresas, garantindo o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos com o município. 

“Os valores foram calculados seguindo uma metodologia baseada em uma fórmula paramétrica que assegura a justa recomposição tarifária. Para garantir a transparência do processo, os relatórios e as variações de preços foram submetidos à apreciação do Conselho Consultivo de Saneamento da Arsete”, diz a Arsete. 

Em janeiro deste ano, o conselho diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi) aprovou reajuste de 13,24%  na tarifa de água para os consumidores piauienses. A decisão impactou em mais de 450 mil ligações no estado. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais