Cidadeverde.com

Escritor indígena Edson Kayapó participa do Salipi neste domingo (9); veja programação

Imprimir

Foto: Divulgação

Por Roberto Araujo

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) segue com uma programação com diversas atividades voltadas ao mundo da literatura e da cultura. Neste domingo (9), o escritor, historiador e ativista indígena Edson Kayapó vai participar do Seminário Língua Viva, a partir das 18h, com a a palestra: “A literatura indígena e o reencantamento com o pacto com a Terra”.

O Salipi acontece no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A palestra faz parte da programação do Seminário Língua-Viva e acontece no Cine-teatro da UFPI.

Edson Kayapó nasceu no estado do Amapá e pertence ao povo Kayapó. É Doutor pelo Programa Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP e mestre em História Social pela mesma instituição. Graduado em História pela UFMG, com Especialização em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá.

Pesquisador das questões amazônicas e indígenas, escritor premiado pela Unesco e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Professor efetivo do Instituto Federal da Bahia, atuando na docência em licenciaturas, cursos técnicos e Pós-Graduação Lato Sensu, além de orientar TCCs e monografias. Exerce, ainda, as funções de docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Salipi promove venda de livros e diversas atividades

A programação do Salipi iniciou na última sexta-feira (7) e segue até o próximo domingo (16). O primeiro dia foi marcado pela palestra do também indígena Ailton Krenak. Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Além de professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com destaque internacional.

"É uma emoção imensa que transborda essa acolhida aqui, é um sinal de que eu estou no lugar certo. Logo quando eu cheguei já ganhei um livro, então, eu acho que esse Salão do Livro celebra a literatura, a cultura e é o melhor que nós podemos fazer", ressaltou.

Foto: UFPI

Confira a programação completa: 

Programação 27º Seminário Língua Viva

Programação Estação Letras e Expressões

Com a expectativa de receber um público superior a 200 mil pessoas, o Salipi vai contar, além da tradicional venda de livros, com diversas apresentações culturais, exposições, lançamentos literários e palestras. Chico César e Zeca Baleiro serão as atrações principais para o encerramento do evento. O show, intitulado "Ao Arrepio da Lei", está marcado para o último dia do evento, às 20h, no Palco Marcus Peixoto.

Neste ano, o evento contará com aproximadamente 100 estandes distribuídos pelas suas arenas, incluindo o Salipinho (programação infantil), Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Seminário Língua Viva, entre outras atividades. Em 2024, o SALIPI homenageará a jornalista e biblioteconomista Graça Targino, docente do departamento de Comunicação Social da UFPI por mais de 30 anos e uma das responsáveis pela estruturação do sistema de bibliotecas da universidade.

O Salipi também contará com o lançamento de livros de mais de 50 autores, entre eles Luzinete Fontenele, Evaldo Oliveira, Gracivalda Albano, Marcus Pierre de Carvalho Baptista, Jurandir Gonçalves Lima, Margareth Torres de Alencar Costa, Enéas do Rêgo Barros, Eduardo Marandola Júnior, Tamaris Gimenez Pinheiro, Fábio Soares da Paz, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Vinícius Barreto, Francisco de Assis de Sousa do Nascimento, Nilsângela Cardoso Lima, Júlio Gonçalves e Sá e Catalina Hynes.

Com informações da UFPI e UFMG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais