Cidadeverde.com

Fetag faz Grito da Terra e é contra Suzano no Piauí

Imprimir
Leilane Nunes/Cidadeverde.com

 
Os trabalhadores rurais piauienses são contra a instalação da empresa produtora de celulose e papel Suzano no estado. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-PI) afirma que os agricultores dos 38 municípios onde a empresa deve plantar eucalipto estão sendo aliciados para vender suas terras. A denúncia é um dos pontos apresentados pelos manifestantes que estão sendo recebidos por secretários estaduais no Palácio de Karnak.
 

De acordo com o presidente da Fetag, Evandro Luz, a chegada da Suzano trará imensos problemas para o Piauí. “Estão aliciando agricultores para que eles vendam as suas terras. Isso vai gerar êxodo rural e favelização”, prevê. Luz acrescenta ainda que a floresta de eucalipto será um deserto verde, porque o eucalipto não deixa crescer nada ao redor, além de prejudicar o solo porque o eucalipto tem um período de maturação de 35 anos. A empresa afirma que as árvores apresentariam ponto de corte entre oito e dez anos.
 

O sindicato também afirma que o rio Parnaíba será degradado porque perderá sua vegetação ciliar.

Brado retumbante
 


Cerca de mil trabalhadores de 140 municípios do Piauí participam do 15º Grito da Terra. Os trabalhadores percorreram cerca de seis quilômetros no centro de Teresina, desde a sede do Incra até o Palácio de Karnak.
 
Eles apresentam uma pauta reivindicatória com 60 itens entre os quais estão elencados a reforma agrária estadual e nacional; regularização das terras, principalmente no cerrado; a entrega de título de posse de terras e assistência técnica para agricultores familiares.

 
Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: