Cidadeverde.com

Promotora obriga Qualix e PMT a limpar mercado

Imprimir
A situação do Mercado do Dirceu II virou caso de justiça. O Ministério Público Estadual provocou uma reunião com a Prefeitura de Teresina e com a empresa Qualix, responsável pela coleta de lixo na capital e definiu as obrigações de cada um para com a limpeza do local. Enquanto a reunião ocorria, uma equipe da SDU Sudeste foi até o mercado para um encontro com os permissionários.
 
Leilane Nunes/Cidadeverde.com

A curadora do Meio Ambiente, promotora Denise Aguiar, definiu as obrigações. A SDU destacará dois servidores para fazer a limpeza da área interna do mercado. Também ficou obrigada a construir banheiros femininos e masculinos, com adaptações para portadores de necessidades especiais.

Já a Qualix deverá fazer a reconstrução da caixa de lixo, limpeza diária do entorno do mercado (exceto aos domingos), instalação de 10 tambores de lixo e recolhimento do lixo duas vezes por dia.

O Ministério Público fará duas vistorias futuramente. De acordo com a promotora Denise Aguiar, caso as medidas não sejam cumpridas, o órgão fará a interdição do mercado.
 
Abatedouro clandestino
 

 
O MPE mandou também que seja feita uma investigação acerca do abatedouro clandestino que funciona no mercado. Enquanto a reunião ocorria, uma equipe da Vigilância Sanitária do Município estava no mercado e notificou os proprietários do abatedouro, que funciona clandestinamente.
 

 
No local, mau cheiro, sujeira e animais manipulados inadequadamente.
 
Atualizada às 16h19min
SDU Sudeste divulga nota sobre o assunto. Veja:

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste informa que a situação do Mercado do Dirceu II, relatada em matéria veiculada no portal cidadeverde.com hoje pela manhã, já vem sendo monitorada pela Gerência de Serviços Urbanos.

A reunião que houve hoje no Ministério Público Estadual é apenas uma continuidade das ações que já vêm sendo desenvolvidas para melhorar a higiene no mercado.

O superintendente Messias Carneiro e a superintendente executiva Christiane Lima tiveram uma reunião com a promotora Denise Aguiar para informar sobre as ações que já estão sendo executadas pela SDU, como a colocação de dois zeladores, dez tambores de lixo em locais específicos do mercado, colocação de dois varredores na área externa e reforma da casa do lixo, que havia sido danificada. Hoje pela manhã os funcionários da Qualix já estavam concluindo a pintura da casa.

O lixo já é recolhido duas vezes por dia, pela manhã e à tarde.

Na semana passada, o superintendente, técnicos da SDU e representantes da empresa Qualix, responsável pela coleta do lixo, estiveram no local, conversando com os moradores para ouvir suas solicitações a respeito de limpeza.

Em relação aos abatedouros clandestinos, a SDU Sudeste intensificou a fiscalização em toda a região Sudeste, para identificar todos os estabelecimentos que coloquem vísceras e penas em locais inadequados, afim de aplicar as penalidades cabíveis. Os abatedouros existentes no Mercado do Dirceu II foram notificados hoje pela Gerência de Vigilância Sanitária.

Leilane Nunes e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: