Cidadeverde.com

Número de mortos pela "Gripe Suína" sobe para 24 no Brasil

Imprimir
A prefeitura de Valinhos, no interior de São Paulo, confirmou a morte de uma mulher de 27 anos em decorrência da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) . Ela morreu no domingo, dia 19, e a confirmação da morte saiu nesta quarta-feira.
 

A vítima não havia viajado recentemente e apresentou os sintomas da "gripe suína" no dia 14. Três dias depois, ela procurou o Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (Caue) e foi então encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Valinhos, onde morreu no último domingo, dia 19. AE
 
A cidade tem ainda mais um caso de morte suspeita de ter ocorrido por causa da doença. Trata-se de uma mulher de 45 anos, que estava internada no Hospital e Maternidade Galileo, e que morreu no último sábado, dia 18. Ela havia viajado com os filhos no feriado do dia 9 de julho (feriado estadual em São Paulo, em comemoração à Revolução Constitucionalista) e começou a sentir sintomas da gripe no domingo, dia 12. O filho dela, de 13 anos, também apresentou sintomas da gripe na sexta-feira, dia 17, e foi internado, mas já recebeu alta do hospital.

Até o momento, o Brasil registra 24 óbitos por causa da "gripe suína". O Estado de São Paulo tem 11 mortes.

Nesta quarta foi divulgado que um homem de 26 anos, morador da capital paulista, morreu de "gripe suína". O paciente, que estava de passagem pela cidade de Itapetininga, foi internado no Pronto Socorro municipal e morreu no dia 18, de acordo com o órgão.

Vacina

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da "TV Globo", que a vacina que está sendo testada na Austrália é para ser usada no inverno do hemisfério norte. No Brasil, segundo o ministro, a vacina só será usada no inverno de 2010.

Agência Brasil
 
Temporão tenta tranquilizar a população
"Por isso nós ainda temos um tempo", afirmou. Segundo ele, o Instituto Butantan, de São Paulo, que tem parcerias inclusive com laboratório na França, será uma das instituições que produzirá a nova vacina no Brasil.

O ministro tentou, mais uma vez, tranquilizar a população, ao afirmar que a "gripe suína" tem características "extremamente semelhantes" a da gripe comum, como sintomas, evolução clínica, letalidade e tratamento. "Um dado importante para a população saber: em julho do ano passado, morreram no Brasil, de complicações da gripe comum, 4.500 pessoas." Segundo Temporão, a "gripe suína" deve ser tratada, inicialmente, da mesma maneira que a gripe comum.

Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: