Cidadeverde.com

Caravana Federativa terá plano de gestão do lixo gerado durante o evento

Imprimir

Foto: Divulgação

A Caravana Federativa, em Teresina, será um exemplo de respeito ao meio ambiente no que se refere aos resíduos produzidos no período de sua realização. O evento, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções, vai contar com um plano de gestão para destinar corretamente todo o lixo produzido pelos visitantes. Uma central de triagem será montada para separar orgânicos de recicláveis.

A iniciativa tem caráter de educação ambiental. O público será estimulado a descartar os resíduos sólidos em lixeiras seletivas, com cores de acordo com o material a ser reciclado. Também terá um lado socioambiental, visto que vai beneficiar cooperativas com o material reciclado. 

“A gente vai separar e dar para eles venderem e fazerem uma ação. No relatório final, a gente indica o nome da cooperativa contemplada”, explica Lígia Rocha, co-fundadora da Ninho do Verde, empresa parceira responsável pelo serviço. 

Também está prevista a coleta de pilhas e baterias, materiais que representam risco de contaminação do solo e das águas, se descartados incorretamente. 

O lixo orgânico produzido no evento irá para compostagem. “O fato de você destinar corretamente, principalmente os orgânicos, evita a produção de gases de efeito estufa. Porque não vai para o aterro, o que também impede o crescimento dos aterros”, complementa Lígia. 

No fim do evento, deve ser gerado um relatório indicando quanto foi gerado de lixo, a destinação, o impacto e as instituições beneficiadas. 

Caravana Federativa 

O evento é realizado pelo governo federal, em parceria com o Governo do Estado, e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

A Caravana Federativa visa promover a articulação entre as esferas de governo, com o objetivo de discutir programas, políticas e serviços públicos. A ação itinerante é voltada, principalmente, para gestores estaduais e municipais. 

O evento contará com a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas. Os participantes terão atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: