Cidadeverde.com

Após protestos de estudantes, UFPI altera calendário com retorno após greve

Por Redação

A reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou nesta segunda-feira (8), em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), mudanças no calendário acadêmico de graduação para o ano de 2024 após o fim da greve dos professores. A administração havia anunciado uma projeção de calendário que sofreu rejeição pelos estudantes.

Com o calendário aprovado nesta segunda, o semestre atual se encerra em 14 de agosto. Com a proposta anterior, o semestre só iria encerrar em 13 de setembro, com um intervalo equivalente às férias. Após protestos dos estudantes, foi acordado que não haverá interrupção do atual semestre e que as férias serão entre 19 de agosto e 10 de setembro. O segundo semestre de 2024 deve retornar em 11 de setembro.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, disse que a sua gestão tem um caráter democrático e que foi levada em conta a questão apresentada pelos estudantes. 

“Após diálogo com os movimentos docentes e estudantis, discutimos o calendário acadêmico da graduação presencial e fizemos novas alterações. Estamos focados em concluir as atividades do primeiro semestre de 2024 dentro dos prazos estabelecidos. Com estas mudanças, buscamos garantir uma transição suave entre os períodos letivos, atendendo às expectativas tanto dos docentes quanto dos estudantes," declarou.

O ajuste no calendário acadêmico da UFPI reflete um esforço conjunto para adaptar-se às necessidades da comunidade universitária, proporcionando um ambiente acadêmico mais dinâmico e eficaz. O calendário precisou ser readequado em virtude da paralisação de professores e servidores, que encerrou nesta semana. A greve dos professores durou quase um mês, enquanto a dos servidores, durou cerca de 70 dias. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais