Cidadeverde.com

IBGE mantém previsão de safra com produção de 5,8 milhões de toneladas no Piauí em 2024

Por Breno Moreno

Foto: Arquivo / Revista Cidade Verde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve, no último mês de junho, a previsão para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 5,8 milhões de toneladas no Piauí em 2024. O valor representa uma queda de 8,7% em relação a 2023.

Os principais destaques da safra piauiense segue sendo a soja, com 3,8 milhões de toneladas, e o milho, com 1,7 milhão de toneladas. Ao todo, o Piauí representa 2% da produção nacional, terceiro maior percentual do Nordeste, atrás apenas da Bahia (3,8%) e do Maranhão (2,2). 

Recentemente, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Danilo Viana, revelou, em entrevista ao Jornal do Piauí, que a safra de grãos no estado havia registrado uma leve queda de 4% nos primeiros meses de 2024. 

Assim como as questões climáticas, como o retardamento das chuvas em decorrência do El Niño, o gestor explicou que a redução da produção de grãos está relacionada com a redução da área plantada de milho, que deu lugar à soja.  

“Parte dos produtores substituíram suas áreas de milho por área de soja, e a soja tem uma produtividade geral de algo em torno de 3.500 e 3.400 quilos por hectare, e o milho tem uma produtividade maior, em torno de 4.200 e 4.400 quilos por hectare”, disse. 

Além da queda na produção de grãos, o IBGE também estima uma redução na área a ser colhida no estado, saindo de 1,8 milhão de hectares plantados na safra de grãos do ano passado para 1,7 milhão de hectares na de 2024.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais