Cidadeverde.com

Tomografia revela que Massa não tem mais lesão cerebral

Imprimir

O piloto brasileiro Felipe Massa foi submetido a uma tomografia neste domingo no Hospital Militar de Budapeste e o resultado do exame foi positivo, segundo Peter Bazso, diretor médico do hospital, que também informou que o piloto não tem mais lesão cerebral por conta do acidente sofrido no sábado durante o treino classificatório para o GP da Hungria de F-1.

"[A tomografia] Teve o resultado que esperávamos no que diz respeito a um ferimento desse tipo", disse Bazso.

Questionado se a vida do piloto permanecia em perigo, o médico respondeu "sim, é claro", segundo a agência Associated Press.

Felipe Massa com a mão na testa antes de ser levado para o hospital; piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma peça"No momento, temos que superar essa condição de risco de morte", disse Bazso, que, no entanto, afirmou que os médicos conseguiram "remover os ossos quebrados e estabilizar a área".

Já Andrea Nagy, porta-voz do Ministério da Defesa da Hungria, questionado pela agência France Presse sobre o risco de morte do brasileiro, disse que "não iria tão longe".

"Ele se encontra em um estado muito sério, com uma ferida muito grave. Mas seu estado é estável. As primeiras 48 horas são a fase crítica depois de uma ferida dessa", disse Nagy.

Massa chegou a ser acordado depois que seus familiares chegaram ao hospital, mas segue em coma induzido nas próximas 48 horas e será acordado periodicamente nesse período.

De acordo com a agência Reuters, Bazso não deu detalhes sobre a duração ou o tipo de tratamento que Massa será submetido a partir de agora.

A Ferrari, por sua vez, dizendo que o resultado da tomografia havia sido positivo e que o estado de saúde do piloto permanece estável. Uma nota da Ferrari anterior à tomografia informou que não houve nenhuma complicação durante a madrugada de sábado para domingo.

Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, disse que Massa estava bem. "Todos pareciam felizes com ele nesta manhã. O hospital está feliz, o que é mais importante. Estou esperando, porque ele pode ficar dormindo o dia inteiro. Se ele estiver acordado, irei vê-lo", disse Ecclestone.

Já o pai do brasileiro, o ex-piloto Titônio Massa, comentou a situação do filho ainda no sábado, antes de embarcar para a Hungria. "É difícil para um pai, para uma mãe e para uma esposa ficar aqui [no Brasil] e receber notícias pelo telefone", disse Titônio à TV APTN.

Acidente

Massa foi atingido na cabeça por uma peça da suspensão traseira da Brawn de Rubens Barrichello, que acertou seu capacete. Aparentemente inconsciente, ele foi reto em uma curva, sem virar o volante, e bateu na barreira de pneus. O treino foi interrompido, e depois reiniciado.

O piloto sofreu uma concussão cerebral (perda de consciência por conta da pancada) e uma lesão óssea por causa do corte de aproximadamente 8 cm acima do supercílio do olho esquerdo.

Ele foi sedado depois de ter sido atendido no centro médico do circuito de Hungaroring porque estava muito agitado, mexendo braços e pernas.

O acidente com Massa ocorreu uma semana após a morte do inglês Henry Surtees, competidor da F-2 que foi atingido na cabeça por um pneu que se soltou de um carro.

O GP da Hungria de F-1 está sendo realizado neste domingo. A largada ocorreu às 9h (de Brasília).

Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: