Cidadeverde.com

Desembargadora toma posse no Tribunal de Justiça do Piauí em vaga exclusiva para mulheres

Por Caroline Oliveira

Foto: Francisco José/TV Cidade Verde

A desembargadora Lucicleide Pereira Belo teve sua posse solene no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza da nesta quinta-feira (1º). Com 35 anos na magistratura, a nova desembargadora ocupa uma vaga histórica a primeira da Corte destina exclusivamente para mulheres. 

Lucicleide foi eleita no dia 14 de junho, em pleito que atendeu ao critério do merecimento. 

“Eu quero agradecer o Tribunal de Justiça, na pessoa do desembargador Hilo (de Almeida), que promoveu o edital de uma vaga exclusiva para mulheres. O Tribunal partiu na frente, porque sou a primeira do Piauí e a primeira do Nordeste. Hoje sou eu, mas muitas mulheres virão”, disse a desembargadora. 

A destinada exclusivamente a mulheres é em conformidade à Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Leia também

Lucicleide Pereira Belo é bacharela em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto Camillo Filho (ICF); possui MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

Ingressou na magistratura há 35 anos. Em 2010, foi empossada titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina. Foi coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Atuou como juíza eleitoral, juíza membro das Turmas Recursais por quatro biênios, juíza coordenadora do V Núcleo de Justiça 4.0 e juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça.

Concorreu, dentre outros prêmios, ao Prêmio Innovare – Categoria Juiz, com o projeto “(A)gosto do Pai”, que foi incluído no Banco de Boas Práticas do Instituto Innovare, em 2020. O projeto Sala da Criança, de sua autoria, foi incluído no Banco de Boas Práticas do CNJ. É, ainda, formadora de Formadores da Enfam e professora selecionada da Ejud-PI.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais