Cidadeverde.com

Regularização de barragens deve ser aprovada este ano

Imprimir
O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) informou em entrevista ao Jornal do Piauí que será criada um projeto de lei de 2003 que regulariza a criação e fiscalização de barragens no Brasil deve ser aprovado ainda este ano. A medida responsabiliza o estado e a união pelos reservatórios e é inédita no país.
 

“Até hoje não há nada que discipline a construção e manutenção das barragens no Brasil. Agora poderemos tratar deste assunto que é sério já que as barragens são fundamentais para o Nordeste”, explica o deputado. Segundo Osmar Júnior, o projeto 1181/2003 de autoria do deputado mineiro Leonardo Monteiro, já passou por diversas comissões e deve ser aprovado e sancionado ainda este ano.

O deputado federal explica que os reservatórios de água no Brasil nunca tiveram uma fiscalização severa e que muitos, após sua construção, ficavam ao deus-dará. “Por ano, 800 incidentes (de todas as gravidades) acontecem com barragens no Brasil”, descreve. Ele afirma que as barragens sempre apresentam pequenos problemas e que só recebem atenção quando podem ocasionar transtornos mais sérios.

De acordo com o projeto, agora o Ministério da Integração Nacional captará recursos e se responsabilizará pela manutenção e regularização da construção de reservatórios tanto para agricultura e abastecimento de água quanto aqueles de resíduos industriais.
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: