Cidadeverde.com

Autor de “Enciclopédia do Piauiês” lança memória poética “Perfume de Resedá”

Imprimir

O universo teresinense e da zona rural do Piauí visto através dos poéticos olhos de uma criança. É esta a proposta do livro “Perfume de Resedá”, do escritor José Paulo Cunha, que será lançado às 19h desta quarta (29) no Espaço Eventos, no bairro Jóquei, próximo ao Posto 6.

“O livro é um memorial poético, um resumo das memórias vividas ou inventadas. A invenção faz parte integrante das memórias”, descreve o autor revelando como foi o processo de registrar suas lembranças de menino no papel. “Menino não mente, não inventa. (Quando era criança,) a praça Pedro II era um mundo. Hoje eu vejo pequena, mas eu a retrato como via naquele tempo”, afirma.
 
Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Um personagem importante no livro, segundo Cunha é a casa de seu avô, a Fazenda Bonito, na zona rural de Alto Longá. “Foi lá onde eu tinha contato com riachos, a vida dos vaqueiros, os pássaros”, afirma. 

“Perfume de Resedá”, segundo livro de poesia do escritor, demorou 25 anos para ser concluído. “Eu não tinha pressa, fui escrevendo aos poucos. Até quando o meu computador deu uma pane”, revela Cunha justificando o fato de ter apressado a obra. Hoje em dia ele revela que não deixa de fazer um backup de seus arquivos digitais, tanto em mídia quanto em papel.

O autor
Paulo José Cunha é jornalista, professor e escritor. Está à frente do programa de entrevistas Comitê de Imprensa na TV Câmara que vai ao ar todas as sextas às 22h e é reprisado ao longo da semana. Dá aulas nas disciplinas de Telejornalismo da Universidade de Brasília (UNB). Já lançou cinco livros: “A Noite das Reformas”, “Um Salto sem Trapézio” (poesia), “Vermelho – um Pessoal Garantido” e “Caprichoso – A Terra é azul” (sobre o festival de Parintins e o seu livro de maior sucesso “A Grande Enciclopédia do Piauiês” que está na 4ª edição.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: