Cidadeverde.com

Limpeza urbana: secretária da Semduh diz que serviço está regular em Teresina

Por Roberto Araújo

Foto: TV Cidade Verde

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) de Teresina, Tatiana Guerra, disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (14) que os serviços de limpeza urbana em Teresina estão operando de forma regular. A capital do Piauí passou por uma transição após a justiça determinar que a empresa Litucera não permanecesse prestando os serviços, a segunda colocada na última licitação, um consórcio denominado Aurora passou a assumir os serviços na cidade.

A gestora explicou que aconteceu uma transição, sendo priorizada a limpeza urbana, mas que agora, o sistema está sendo prestado de forma regular, como estava anteriormente à mudança de empresa, e que até a próxima terça-feira, terão todos os equipamentos completos.

"São em torno de 35 [caminhões de lixo]. Eles iniciaram com 10, até sexta-feira passada estavam em torno de 25 caminhões, e aí o prazo que ele deu para regularizar 100% até terça-feira está com todo o maquinário completo", disse. 

A gestora também falou sobre a retirada dos contêineres que eram distribuídos na cidade para a coleta tanto de material seletivo como lixo de restos de construções e material que não é o lixo comum. Ela explicou que a nova empresa vai reinstalar em breve o material necessário.

"Todo material foi retirado, está em processo de aquisição, mas eles estão fazendo o recolhimento nos locais independente de não haver ainda caçambas e contêiners devido o grande acumulo do lixo. Estão fazendo esse recolhimento e em breve a empresa deverá estar recolocando todo o material necessário", citou.

Segundo Tatiana Guerra, uma dificuldade que a empresa tem enfrentado é em relação a recontratação dos trabalhadores, mas que está acontecendo e, em breve, todo o efetivo de pessoal deverá estar na nova empresa. 

"Eles não estão com 100% das equipes por conta dessas recontratações, mas estão acontecendo dia após dia, relatam também a dificuldade que alguns prestadores de serviço chegam, mas com a documentação incompleta e tudo isso são dificuldades que acabam intervindo na prestação do serviço, mas as recontratações estão acontecendo", pontuou.

Foto: TV Cidade Verde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais