Cidadeverde.com

Em Teresina, 100% da coleta de lixo e capinação estão paradas, confirma presidente do sindicato dos trabalhadores

Por Yala Sena

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Atualizada às 14h05

O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação no Piauí, Jonatas Miranda, confirmou agora há pouco que 100% da coleta de lixo e capinação em Teresina estão paradas. O pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) manteve decisão liminar concedida pelo desembargador Sebastião Martins, que suspendeu o contrato da empresa Litucera com a Prefeitura de Teresina, empresa era responsável pela coleta de lixo na capital. 

Segundo Jonatas, os trabalhadores foram surpreendidos nesta quarta-feira (7) com a retirada de todo o material por parte da empresa Litucera.

Leia também:

O Cidadeverde.com esteve agora pouco no Centro de Apoio da Litucera, no bairro Lourival Parente, zona Sul e os trabalhadores estavam paralisados e sem nenhuma informação. 

“A informação que temos é que a empresa Litucera mandou hoje recolher todo o contingente de material dos pontos de apoio da própria garagem. A coleta hoje está parada e a categoria fica apreensiva porque a empresa não se manifesta, não dá um real posicionamento”, disse Jonatas Miranda.

Segundo ele, são mais de dois mil trabalhadores na capinação e varrição que estão parados. 

“Está se desenhando um calote e nosso maior medo é não pagar as rescisões trabalhistas”, disse Jonatas.

Ele disse que o Sindicato foi informado que o consórcio Aurora Recicle, de Fortaleza, irá iniciar os trabalhos a partir de amanhã.

Jonatas disse que a empresa, na última sexta-feira, chegou a convocar os trabalhadores e informou que tinha conseguido um contrato por mais 90 dias, no entanto hoje retirou os equipamentos. 

“Muitos rasgaram os avisos e agora está todo mundo com a mão na cabeça sem saber se vai receber suas rescisões. O fato é que 100% da coleta de lixo, capinação e varrição estão parados por decisão da própria empresa. A informação que temos é que hoje à noite já começa o processo de coleta seletiva da nova empresa”, disse o presidente do Sindicato.

Semduh se manifesta

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Tatiana Guerra, afirmou que a Litucera terá que continuar com os serviços até que a nova empresa assuma, a partir do dia 10.

“Toda essa tramitação está ocorrendo para que não cesse. Então assim, é um momento de transição. A prefeitura vem aí cumprindo a ordem judicial, mas é um processo de transição que pode causar uma instabilidade, mas tudo estão sendo tomadas providências para que isso não cesse de forma alguma. A ordem judicial, ela estabelece um prazo, né, já foi dada a ordem dos serviço, e a gente tem que, não somente a prefeitura, mas a empresa também deverá concluir esse prazo”, afirmou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais