Cidadeverde.com

CAMPEÃO DO MUNDO: Cielo leva ouro e quebra recorde mundial

O nadador brasileiro César Cielo venceu nesta quinta-feira a final dos 100 m livre no Mundial de esportes aquáticos, em Roma, e levou o Brasil ao topo do pódio na competição pela primeira vez em 27 anos. De quebra, ele ainda bateu o recorde mundial da prova, com 46s91.
 
 
Cielo, que em Pequim-2008 se tornou o único brasileiro a ter conquistado um ouro olímpico na natação na história, ao vencer a prova dos 50 m livre, deixou para trás o francês Alain Bernard, apontado como favorito, que chegou em em segundo, com 47s12.
 
Frederick Bousquet, também da França e companheiro de treinos de Cielo em Auburn (EUA), levou o bronze. Nicolas Oliveira, o outro brasileiro na prova, terminou em oitavo.
 
"É um sonho sendo realizado. É difícil até de falar. Não consigo nem pensar. Antes da prova, coloquei na minha cabeça que ia nadar como nunca. O nervosismo não foi fácil. A natação é individual. A pressão está toda sobre uma pessoa só", disse Cielo logo após sair da piscina na capital italiana, em entrevista ao canal Sportv.
 
 
O único ouro do país em Mundiais até então havia sido conquistado por Ricardo Prado, nos 400 m medley, em Guaiaquil-1982 (EQU). Na ocasião, ele também bateu o recorde mundial da distância.
 
Em Roma, o Brasil já havia obtido duas medalhas. Poliana Okimoto ficou com o bronze na maratona aquática de 5 km, que é disputada em águas abertas. Felipe França encerrou um jejum de 15 anos sem pódios na piscina ao ganhar a prata nos 50 m peito.
 
Em entrevista à Folha Online antes do início do Mundial, Cielo havia previsto que seria necessário nadar abaixo do recorde mundial para subir no alto do pódio. E foi isso o que ele fez.
 
Depois de anotar 47s09 e bater o recorde da competição na abertura do revezamento 4 x 100 m, no domingo, o brasileiro tinha como missão nesta quinta derrubar os 47s05 do australiano Eamon Sullivan na Olimpíada de Pequim-2008. Conseguiu.
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: