Cidadeverde.com

Motoristas ameaçam nova greve a partir de segunda

Imprimir

Na próxima segunda-feira, motoristas e cobradores de Teresina podem decidir grevar pela segunda vez este ano. É que a categoria foi pega de surpresa por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que revogou o acordo firmado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Piauí em abril, quando houve a primeira greve.

A primeira decisão concedeu reajuste de 8,05% no salário de motoristas e cobradores. A nova liminar diminuiu para 5,83%, taxa relativa ao INPC. A categoria chegou a reber o salário com o reajuste de 8,05% nos meses de maio e junho. Porém, o contracheque de julho já veio com o desconto baseado na nova liminar.
 
Durante a greve de abril, vários ônibus foram quebrados e várias denúncias surgiram
 
"A categoria foi pega de surpresa e é um desrespeito tanto ao TRT como aos trabalhadores. Por isso a possibilidade de greve é real, mas só será decidido na próxima segunda na assembleia", afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Francisco das Chagas Oliveira.

Ele afirma ainda que a categoria não vai recorrer da decisão por enquanto porque irá esperar a decisão do dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, que ele espera que aconteça até o final deste mês.

A partir da liminar do TRT, o motorista passou a ganhar R$ 930,04, que foi pago em maio e junho e o novo valor foi diminuído para R4 910,92.

"O Setut tem condição de pagar muito mais do que 8%, principalmente agora que o governo reduziu em quase 10% o preço do óleo diesel. Isso é um desrespeito", argumentou Francisco das Chagas.
 

Caroline Oliveira (flash do Sintetro)
Leilane Nunes (redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: