Cidadeverde.com

Maternidades municipais fazem campanha de aleitamento

Imprimir

O leite materno como alimento exclusivo do bebê, durante os seus primeiros seis meses de vida, faz parte de uma campanha que vem sendo sistematicamente realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e intensificada durante a programação da Semana Mundial de Amamentação. Durante o período, as maternidades municipais realizaram atividades com as puérperas, tendo como foco o incentivo ao aleitamento materno.

A Maternidade do Satélite, zona Leste, promoveu campanha de arrecadação de recipientes para a coleta de leite materno. A diretora de Enfermagem, Laiane Franco, informa que o objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação na campanha, uma vez que quantidade de recipientes é insuficiente para a coleta do produto a ser distribuído às crianças cujas mães, por algum motivo, não podem amamentar.

A maternidade também está promovendo um curso direcionado às gestantes. As aulas são realizadas todas as quartas-feiras. Laiane Franco frisa que o curso vem sendo realizado desde o ano passado, com a participação de dez gestantes em cada etapa de dez aulas. Ao final são distribuídos kits com fraldas e camisas para os bebês.
 

“Esta semana foi abordada a importância do aleitamento materno como alimento exclusivo da criança nos seis primeiros meses de vida, além da distribuição de panfletos sobre o assunto”, informa a enfermeira, acrescentando que o diretor clínico do hospital, José Ivaldo de Oliveira, realizou palestra para as puérperas enfatizando o tema.

“As orientações não se resumem apenas ao período da gestação. Esse trabalho continua após o parto, no consultório de aleitamento materno, onde uma nutricionista ensina sobre a importância dos nutrientes do leite para o bebê, principalmente no que se refere à imunização da criança, e quais os alimentos que devem ser gradativamente acrescentados à alimentação depois dos seis meses”, completa Laiane Franco.

O Hospital Maternidade do Buenos Aires também entrou na campanha de incentivo ao aleitamento e disponibilizou o número (86) 9995-9854 (ligação a cobrar) para a coleta de leite materno em domicílio. “A adesão é surpreendente”, revela a diretora do hospital, Rita Portela. As maternidades Wall Ferraz, no Dirceu Arcoverde, e do Promorar também realizaram diversas atividades envolvendo as puérperas atendidas pelas unidades de saúde. O aleitamento materno diminui consideravelmente o risco de hemorragia e de anemia após o parto, além de reduzir o risco de diabetes e de câncer de mama.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: