Cidadeverde.com

Heráclito Fortes recebe Medalha Mérito Bitorocara

Imprimir
O senador Heráclito Fortes (DEM) foi homenageado, neste sábado, pela Prefeitura Municipal de Campo Maior com o Diploma do Mérito Cultural Bitorocara, um reconhecimento a todos aqueles que colaboram no desenvolvimento do município, bem como na promoção de sua Cultura. A solenidade de entrega aconteceu durante as comemorações pelo 247 aniversário da cidade e, além de Heráclito Fortes, também foram homenageados os senadores Mão Santa e João Vicente Claudino; deputado federal Ciro Nogueira, prefeito Sílvio Mendes, escritor Antenor do Rego Filho (representado por Herculano Moraes), Ulysses Moraes (Sebrae), Bispo Dom Eduardo Zielsky (representado pelo Monsenhor Paulo Mateus) e deputado estadual Antônio Félix.
 


Ao receber a medalha, o senador Heráclito Fortes destacou a importância de participar do aniversário da cidade e receber a homenagem. Heráclito discursou em nome de todos os políticos homenageados e ressaltou a beleza, a força e a determinação dos campomaiorenses. “Se para todos que estão aqui, isso é motivo de festa e orgulho, para mim, tem também um significado de volta no tempo. Tempo de reviver um passado que não me permito esquecer”, disse o senador, que fez um relato da cidade, destacando suas principais características: histórica, com a batalha do jenipapo; mas também sem esquecer a famosa e saborosa carne de sol; e os coqueirais que embelezam a paisagem campomaiorense, destacada por ele como uma das mais belas do Estado.

Heráclito também participou da inauguração da Praça Aarão Ferreira Santana Filho, antiga Praça da Bandeira, conhecida por ser o ponto de encontro dos feirantes da zona rural. É nela que se concentra o maior numero de pessoas nas segundas-feiras que trazem animais para serem comercializados no Mercado do Produtor no bairro Matadouro. O nome é uma homenagem ao 1º Tabelião Público de Campo Maior, Aarão Santana, representado na noite pelo seu filho, o Prof. Raimundo Santana.
 


Segundo o presidente da Acale - Academia Campomaiorense de Letras e Artes - João Alves, O Diploma do Mérito Bitorocara tem como objetivo homenagear pessoas campomaiorenses ou não que, significativamente, tenham contribuído para o engrandecimento de Campo Maior. Ele explica que Bitorocara é o nome da 1ª fazenda que deu origem ao povoamento de Campo Maior, fundada em 1697, pelo português Bernardo de Carvalho e Aguiar. “O diploma é, assim, o resgate da fazenda que originou a atual Campo Maior e o reconhecimento como fundador ao proprietário da Fazenda Bitorocara, Bernardo de Carvalho e Aguiar”, diz João Alves, ressaltando que o espírito da lei é o resgate histórico da origem de Campo Maior.
 
 Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: