Cidadeverde.com

O Piauí Esporte Clube completa 61 anos com 5 títulos

Imprimir
No dia 15 de agosto de 1948 era fundado o Piauí Esporte Clube, mas com o nome de Buenos Aires, depois mudado para Piauí. A filiação à Federação Piauiense de desportos ocorreu em 1956, através do presidente Antônio Marcos de Alencar. No ano seguinte já ganhava o campeonato da segunda divisão, tendo como time base : Tamarindo; Bonfim, Paulo Carvalho, Piqui e Bingô; Carneirinho e Rudinha; Mamede, Gonzaga, Écio e Leonardo. Técnico - Francisco Bezerra de Sousa.



Nos anos de  1960 e 1961 o time rubroanil chegava em segundo lugar no Campeonato da Divisão Principal. Ainda década de sessenta surgia um dos maiores times do futebol piauiense em todos os tempos, a partir de 1966 quando ganhou o campeonato Piauiense ao vencer o Flamengo nas finais( 4 x 0 e 1 x 1 ). O time campeão estadual : Batista,  Tuica, Manuelzinho, Nonato II e Aluísio. Nonato Leite e Pila ,Quinha, Carrinho, Dunga e Sanêga. Outros jogadores atuaram na campanha, com destaque para Chico e Barbosa. Técnico - Ênio Silva. Presidente - Pedro de Sousa Rocha. Diretor de futebol - Reinaldo Ferreira.

Nos anos de 1967, 1968 e 1969 o Piauizão Vibrante faturou o título de tetra-campeão Piauiense de futebol. Perdeu o penta na final com o Flamengo em 1970, sendo batido na final por 3 x 1. Sima despontou como o maior artilheiro Piauiense, substituindo a Sanêga, vendido para o Ferroviário de Fortaleza.

Depois de várias temporadas sem brilhantismo no Campeonato Estadual, o Piauí armou o chamado Time da Moda nos anos de 1978 e 1979, com a dupla Rui Lima e Cacá fazendo o maior sucesso, porém as decisões com o River e Flamengo foram vencidas por tricolores e rubronegros.

Novo período de grandes êxitos, até a conquista do Campeonato de 1985, derrotando o Flamengo na final por 2 x 1, no Albertão.O presidente João Gualberto Franco formou um bom time e ainda cuidou com zelo do patrimônio na av. Kennedy. João Gualberto Franco está entre os melhores dirigentes que o futebol Piauiense já teve.

E  já temos 24 anos sem o Piauí Esporte Clube levantar a taça de campeão. Sucesso apenas na equipe de base, cinco vezes campeã nos últimos anos. Nesta temporada de 2009 a meninada bateu o River na decisão do Campeonato Sub-18 e vai representar o Estado na Taça São Paulo de janeiro/2009. O atual presidente do clube é o senhor Antônio das Neves.

Os dirigentes da administração passada venderam o enorme patrimônio da av. Kennedy, às escondidas. foi uma verdadeira agressão ao clube e ao esporte Piauiense. Uma das mais duras de todos os tempos.Uma nova sede foi construida na região da Usina Santana, fazendo parte da transação.

COPA PIAUIENSE

A FUNDESPI programou 19 jogos por mais uma rodada da Copa Piauiense de Futebol Amador, que tem movimentado os torcedores em mais de uma centena de cidades pelo interior do Estado. A rodada:

SÁBADO - 15.08.09

Santa Rosa x Tanque, Domingos Mourão x Capitão de Campos,  Jatobá x Sigefredo Pacheco,  Miguel Alves x União,  Luzilândia x Joca Marques, Pimenteiras x Barra da Alcântara, Novo Santo Antônio x São João da Serra,  Angical x Amarante, Colônia do Gurguéia x  Elizeu Martins e Buriti dos Montes x Assunção.

DOMINGO - 16.08.09

Castelo x São Miguel, Mílton Drandão x  Pedro II, Passagem Franca x Elesbão Veloso,  Coivaras x Alto Longá,  Cocal de Telha x Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré x Cabeceiras, Valença x Várzea Grande, Demerval Lobão x Nazária e Palmeirais x São Pedro.

DENÚNCIAS GRAVES

Os novos presidente e vice do Parnaíba Sporte Clube, José Lima e Cazé, não pediram segredo. Simplesmente no gabinete do Presidente da FFP, Lula Ferreira,perante várias pessoas do esporte e emissoras de rádio e TV, disseram que a diretoria do clube, até recentemente, cujo presidente era o senhor José de Arimatéia, desviou o dinheiro de programas da Prefeitura e do Governo do Estado destinados à agremiação azulina.

Afirmaram ainda que não havia organização alguma e que todo dia aparecem cobradores, apresentando contas cujos registros não existem. Trata-se de uma denúncia grave, mas que não é novidade para quem vive o dia-a-dia do futebol Piauiense.E como está sendo a administração nos outros clubes ? E fiquem sabendo que muíta gente que poderia fazer investimentos no futebol do Estado não o fazem porque não aceitam o "modelo" administrativo que vigora em nosso futebol.


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: