Cidadeverde.com

Fórum internacional de Direito será lançado na quarta

Imprimir
Os organizadores do I Fórum Ibero-Americano de Direito movimentarão a classe jurídica do Estado, na próxima quarta-feira (19), a partir das 20 horas, no restaurante Bistrô Eventos, em Teresina, para o lançamento do evento, que marcará o início do projeto de parceria entre a comunidade jurídica piauiense e a espanhola. O fórum acontecerá de 11 a 13 de novembro, na sede da OAB-PI. A idéia é criar um Instituto Ibero-Americano de Direito, vinculado à OAB e ao Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, com o objetivo de trocar experiências entre os profissionais da área do direito, onde os advogados, professores, estudantes, juízes, membros do Ministério Público dos dois países se encontrariam para discutir problemas da atualidade a fim de contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

O I Fórum Ibero-Americano de Direito terá a presença de cientistas brasileiros, espanhóis e portugueses de várias áreas do mundo jurídico. O tema central será “As promessas não cumpridas em 1789 e os desafios para o 3° Milênio”. Além da OAB, várias instituições estão envolvidas diretamente no evento, entre elas a Universidade de Salamanca e de Saragoza, ambas na Espanha, a Universidade Coimbra, em Portugal, a UFPI, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e o Núcleo de Pesquisa e Estudos da Justiça – NUPEJ. O Fórum tem na sua comissão organizadora alguns advogados, como Efrén Paulo de Sá Lima, que está concluindo o curso de doutorado na Espanha, país que conta com as universidades mais tradicionais de direito do mundo, como a de Salamanca, que é a segunda universidade mais antiga do continente europeu.

“Pensamos na realização de dois grandes eventos a cada ano: o primeiro na cidade de Teresina, agora em novembro, com a participação dos professores da Universidade de Salamanca e de outros convidados europeus; e o segundo evento na cidade de Salamanca, sendo palestrantes os professores do Piauí. Nessa perspectiva, estamos convictos de que se trata de um grande marco para o meio jurídico Piauiense”, ressaltou Efrén Paulo.
 
O presidente da OAB Piauí, Norberto Campo disse que o Brasil, Espanha, Portugal e os demais países da América Latina têm em comum o modelo jurídico herdado dos romanos e a influência dos ideais da Revolução Francesa, acrescido do modelo de democracia estadunidense. “E é dentro desse marco que estaremos discutindo no I Fórum Ibero-Americano de Direito, com temas ligados ao Direito Civil, ao Direito Processual, ao Direito Constitucional e à Filosofia do Direito”, acrescentou.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: