Cidadeverde.com

Ibama tenta retirar uma baleia encalhada entre estados do PI e CE

Imprimir
Fotos: Blog do Eliomar/O Povo Online
 
Uma baleia Jubarte de 10 metros de comprimento encalhou viva no litoral cearense, próximo da divisa com o Piauí, na última sexta-feira (21), segundo noticiou o Blog do Eliomar, no site O Povo, do Ceará. O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, confirmou ao Cidadeverde.com que uma equipe de Parnaíba foi acionada para tentar salvar o mamífero, que acabou perdendo a vida horas depois.
 
A baleia encalhou na praia de Bitupitá, município de Barroquinha/CE, que faz limite com Cajueiro da Praia, no Piauí. Em contato com o veículo cearense, uma técnica da ONG Aquasis, que cuida do encalhe de mamíferos há 15 anos, relatou que o animal foi monitorado por horas na tentativa de resgate, e veio a óbito às 1h20min da madrugada de sábado.
 
 
Thaís Moura Campos explicou que os cortes mostrados na foto foram feitos para elucidar a causa do encalhe e também da morte. Trata-se de um exame macroscópico, feito por equipe especializada, que vetou o consumo da carne do animal por qualquer pessoa. A carcaça do animal, segundo a técnica, foi encerrada no local.
 
Romildo Mafra informou que equipes da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, que atende também a região de Barroquinha, e do projeto Peixe Boi se deslocaram ao local para ajudar nos trabalhos. Ele relatou que foi o terceiro caso registrado na região.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: