Cidadeverde.com

Associação recorre para reaver galos e denuncia Ibama

Imprimir

O presidente da Associação dos Criadores de Raça Pura, Valmik Barbosa Freitas Filho, disse que esteve na Embrapa para saber como os galos apreendidos pelo Ibama, numa suposta rinha, na Cacimba Velha, estão sendo tratados. Ele afirma ter chorado quando viu a situação dos galos.

“Eles estão totalmente mutilados. Perderam a auto estima, por isso que eles não querem galinhas. Muitos ali não têm mais jeito. Não é culpa da Embrapa. Eles já chegaram ali mutilados. Eu tenho 44 anos, e há 30 anos eu não chorava. Hoje eu chorei, quando vi a situação dos meus galos”, disse Valmik Filho.
 

Ele declara que suspeita que as aves teriam sido mal tratados no Ibama, mas não quer acusar ninguém. “A Embrapa está tentando salvá-los, mas eles foram mutilados no Ibama. Se tivessem filmado no dia que eles chegaram lá e depois que saíram para a Embrapa, vocês [equipe de reportagem] iriam ver. Não posso acusar ninguém, porque não tenho provas, mas que eles foram mutilados foram. E não foram com a gente. Dos 140 apreendidos apenas uns três estavam feridos e não tem nenhum hoje que não esteja mutilado”, denuncia.

“Quem devia estar preso era eu. Não eram meus galos, para matarem devagarzinho”, Acrescentou Valmik Filho.

Recorrer à Justiça

O presidente da Associação informou ainda que encontrou o CNPJ da entidade e por está registrada, ela é legal e vai recorrer à Justiça a posse dos galos. “Queremos os galos de volta. Não pegaram nada de contravenção, foram lá e tomaram os galos”.
 

Um dos galos está com a cabeça furada

E ainda admite: “É da natureza do galo ser combatente, a gente dando ou não condição dele brigar. Fazemos é aprimorar a qualidade deles para o combate”.

Ibama
 
O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com o superintendente do Ibama, Romildo Mafra, mas ele não atendeu aos telefonemas.
 
 
Matérias relacionadas:
 
 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: