Cidadeverde.com

PM será obrigado a ter curso superior de Direito

Imprimir
A Assembleia Legislativa do Piauí acaba de aprovar a obrigatoriedade do diploma de Direito para os candidatos que pretendam pleitear uma vaga de oficial na Polícia Militar do Piauí. A medida é uma emenda do deputado João Mádson (PMDB) que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 

Embora o governador Wellington Dias tivesse sugerido que a graduação para o cargo fosse em qualquer curso superior, a partir de agora, todos os candidatos que lograrem uma vaga no curso de formação de oficiais, para ser tenente ou coronel, precisarão obrigatoriamente ter o curso superior em Direito.

A decisão agradou em cheio a Associação de Oficiais da Policia Militar do Piauí, que tinha essa reivindicação antiga. Para o sub-comandante da PM, José Adersino Alves de Moura, e para o coordenador da Policia Comunitária, Renato Alves, a aprovação da Lei é um avanço.

A obrigatoriedade do diploma também deve reduzir em 40% a carga horária do curso de formação de oficiais, já que várias disciplinas estarão contempladas na graduação em Direito.

Raso
Para aquelas pessoas que procuram ingressar na carreira militar, será exigido apenas o ensino Médio, ou seja, soldados, cabos e sargentos, não precisam ter curso superior.

Aos que desejam galgar uma vaga de oficial no Corpo de Bombeiros, bastará apenas que tenham um curso superior em qualquer área, segundo a decisão.

O salário de um militar em início de carreira é de aproximadamente R$ 1.200 enquanto para o oficial é de no mínimo R$ 2.800.

Lacuna
O policial Alberto Sena, entretanto, afirma que ficou de fora do debate o curso de habilitação oficial chamado THO e o curso de aperfeiçoamento de sargento. “Estes casos poderiam ter sido encaminhados também”, pontua.
 
No Piauí exitem seis mil militares, dos quais apenas 600 são oficiais.
Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: