Cidadeverde.com

Brasil vence Porto Rico no sufoco e leva Copa América

Imprimir
Começando com uma grande atuação, mas novamente sofrendo um 'apagão' técnico como aconteceu em toda a campanha da Copa América, a seleção brasileira masculina passou pelos mais de 9 mil torcedores no Coliseo Roberto Clemente e derrotou Porto Rico por 61 a 60, conquistando a competição continental na casa dos adversários.



Com o quinteto principal utilizado no torneio - Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Anderson Varejão e Tiago Splitter - o time comando pelo técnico Moncho Monsalve sofreu no final do jogo para devolver a única derrota brasileira no torneio, na última partida da segunda fase, quando os donos da casa venceram por apenas quatro pontos.

Depois de ver Marcelinho Huertas converter os primeiros pontos da partida nos segundos iniciais, as duas equipes passaram a demonstrar muito nervosismo, errando lances simples. Dessa forma, o placar foi movimentado novamente apenas 3min depois, novamente com o armador brasileiro em uma cesta de três pontos.



Então começou o show brasileiro. Mostrando um basquete melhor que o apresentado em toda a competição, a seleção do Brasil envolvia o time porto-riquenho nas trocas de passes no ataque e apertava na marcação individual em sua quadra de defesa.

Dessa forma, o time nacional brasileiro ia ampliando sua vantagem, aproveitando que as bola de três dos porto-riquenhos não caiam, diferentemente do que aconteceu na vitória dos donos da casa sobre o Brasil na última partida da segunda fase da competição.

A diferença no placar chegou a 16 pontos para a seleção brasileira, principalmente por conta da boa atuação de Leandrinho. Mas os comandados do técnico Moncho Monsalve diminuíram o ritmo no final do segundo quarto e permitiram que Porto Rico esboçasse uma reação. Com isso, os brasileiros foram para o intervalo vencendo por oito pontos.

"Eles brigaram muito e acabaram voltando para o jogo. É normal que esse tipo de coisa aconteça no final do tempo, que a nossa equipe tenha altos e baixos. Mas espeto que possamos ajeitar as coisas no vestiário para dar tudo certo no segundo tempo", disse o ala-pivô Anderson Varejão ao final do primeiro tempo.

E a conversa no intervalo pareceu ter surtido efeito. Com a marcação mais uma vez muito bem encaixada, a seleção brasileira chegou a fazer 8 a 0 no terceiro quarto. Os porto-riquenhos até voltaram a tirar um pouco diferença, mas seguiam errando muito nas tentativas de três e até mesmo nas infiltrações.

Precisando reagir para se manter vivo na partida, o time de Porto Rico voltou para o último quarto, tirando boa parte da desvantagem, fazendo jogadas de efeito e com isso inflamando a torcida de lotava o ginásio. Dessa forma, a diferença caiu para apenas dois pontos para a seleção brasileira a três minutos para o final do jogo.

O último minuto foi dramático para o Brasil, que viu os porto-riquenhos acertarem um lance livre e errarem outro, ficando apenas um ponto atrás. A 11 segundo do fim, a seleção brasileira perdeu o arremesso e deu o contra-ataque para os adversários. Mas os donos da casa também desperdiçaram sua última chance no segundo final, confirmando o título do Brasil.


Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: