Cidadeverde.com

Heráclito e Suplicy trocam farpas em sessão no Senado

Imprimir
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) garantiu nesta quinta-feira (17) ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, no Piauí, encontra-se inoperante, contestando pronunciamento feito pelo petista no dia anterior. Suplicy havia defendido o governador Wellington Dias, do PT, das acusações de Heráclito de propaganda enganosa. Com base em informações encaminhadas pelo governo do Piauí, Suplicy havia garantido que o aeroporto estava em plena operação.
 

Em seu discurso, Heráclito Fortes criticou a postura de Suplicy e lembrou que não estava presente na sessão em que o senador por São Paulo rebateu suas acusações contra a propaganda enganosa feita pelo governo do Piauí. Heráclito disse ainda que Suplicy acabou agindo como "um ventríloquo" ao reproduzir nota em que a representação do Piauí, em Brasília, assegura que o aeroporto encontra-se em operação.

- Vossa Senhoria foi uma vítima. Recebeu uma informação mentirosa e assumiu a responsabilidade em transmiti-la, o que mostra a gravidade das denúncias que venho fazendo. O senhor está Bconvidado a ir a São Raimundo Nonato e a partir de lá em um desses aviões que chegam todo dia - ironizou Heráclito Fortes, dirigindo-se a Suplicy.

O senador pelo Piauí disse ainda a Suplicy que o governador Wellington Dias não agiu de forma justa ao transformá-lo em um "porta-voz da mentira".
 

- Não é justo que, sem conferir os fatos, Vossa Senhoria venha à tribuna tentar desmentir um colega, apenas com informações mentirosas. Puxe a orelha de quem lhe mandou isso, peça que o respeitem. Cheque primeiro as informações - disse Heráclito a Suplicy, que se encontrava em Plenário e não aparteou o senador pelo Piauí.

Nota

Na quarta-feira (16), Suplicy leu nota em que o governador do Piauí esclarece que o aeroporto está em execução, e que sua primeira etapa foi concluída no último dia 24 de junho com a construção da pista e pátio de aeronaves com capacidade para receber até três aviões de grande porte simultaneamente. A nota também informa que a segunda etapa da obra já começou, com a ampliação da pista em mais 850 metros, o que resultará em uma pista com 2.500 metros.

Ainda de acordo com a nota, o aeroporto de São Raimundo Nonato conta com uma pista de 1.650 metros e está operando vôos diários com aviões Bandeirante e Brasília para as cidades de Teresina e Petrolina (PE). Com a ampliação da pista, orçada em R$ 10 milhões, terá condições de receber aeronaves do porte do Boeing 737-300.

Dois dias antes da leitura da nota por Suplicy, Heráclito disse em Plenário ter avistado, na estrada que liga Teresina a Picos, "uma placa imensa", com uma foto de um Boeing, anunciando que o "Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato", obra "iniciada em 29 de abril de 2004", estaria a 534 quilômetros do local. Segundo o senador, isso seria uma "questão de polícia", já que o anunciado aeroporto internacional não seria mais que um aeródromo, com uma pista de 1.600 metros, não apropriada para avião de grande porte.
 

Fonte: Senado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: