Cidadeverde.com

Mão Santa oficializa sua saída do PMDB

Imprimir
José Cruz/Agência Senado
 
 
O senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou nesta sexta-feira (18) carta anunciando seu desligamento do PMDB, partido que "não é o mais dos sonhos", observou. Mão Santa afirmou que mudará de sigla partidária para ter o direito de candidatar-se à reeleição e "continuar sendo a voz do Piauí no Senado". O parlamentar piauiense está se desfiliando do PMDB para ir ao PSC.
 
- Não é mais aquele PMDB! Aquele no qual, em 1974, sem nenhuma condição, Ulysses se lançou candidato. Para dar um sinal, ele dizia: "Navegar é preciso. Viver não é preciso". Agora, estão morrendo afogados - afirmou.
 
Mão Santa criticou o partido que, "por negociações escusas, imorais e indecentes", recusa-se a participar com um candidato próprio ao governo do Distrito Federal e também sinaliza que não terá candidato a senador no Piauí.
 
- Hoje sou condenado em meu estado pelo meu partido por fazer uma oposição responsável em defesa de uma melhor segurança pública, de saúde para todos, de uma educação pública de qualidade, oportunidade de empregos para jovens e adultos, fim da CPMF, fim das injustiças aos aposentados e combate à corrupção, que Ulysses Guimarães chamava de 'cupim da democracia' - explicou.
 
O senador disse que se filiou a um PMDB defensor desses ideais e em nome desse partido destinou emendas que alcançaram mais de R$ 122 milhões para obras no Piauí.
 
- Hoje, publicamente, membros do partido ligados e dependentes do PT reprimem e ameaçam quem se mantém fiel ao programa do PMDB e aos princípios democráticos da liberdade. Declaram claramente nos órgãos de comunicação que o PMDB não terá candidato a senador - criticou.
 
Em apartes, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentaram a situação. Mozarildo disse considerar o senador pelo Piauí "um símbolo, dado o empenho e luta" com que representa o estado no Senado. O senador por Roraima acredita que a situação deveria servir para que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reflitam sobre a imposição da fidelidade partidária, determinando que o mandato pertence ao partido.
 
  • Veja na íntegra a carta de Mão Santa
Irmãs e Irmãos do Piauí.

“Piauí terra querida, Filha do sol do equador, Pertencem-te a nossa vida, Nosso sonho, nosso amor ...”
 
Agradeço a Deus ter nascido no Piauí,casado no Piauí, ter filhos no Piauí e fazer amigos no Piauí.
 
Ausentei-me do Estado na juventude, de 1958 a 1968, para buscar  ciência  para  com consciência servir a nossa gente. Sou orgulhoso de ter exercido bem a minha profissão de médico e cirurgião e ter recebido dos pobres o aposto de Mão Santa.
 
O destino levou-me a exercer a política. Afirmo que não me envergonho de nenhum ato nos mandatos que recebi do povo: Deputado Estadual, Prefeito de Parnaíba,  1º Suplente de Deputado Federal, duas vezes Governador pelo voto direto. Em 2002, em condições adversas, o povo do Piauí nos elegeu Senador da República com 664.600 votos, mandato que estamos exercendo com a grandeza que o Piauí merece.
 
Recentemente foi gratificante ouvir de um Presidente de outro partido (DEM) , o Deputado Federal Mainha, dizer: “ Tenho percorrido o Brasil e emocionado senti que o país quer o Mão Santa no Senado da República. O Piauí não pode decepcionar o Brasil.”
 
A nossa luta foi inspirada nos grandes líderes que não hesitaram  em ter a necessária coragem de ser oposição. São eles: Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimarães,Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Pedro Simon, Celso Barros, Chagas Rodrigues, Wall Ferraz, Severo e Oscar Eulálio.
 
Hoje, sou condenado em meu Estado pelo meu partido, por fazer uma oposição responsável em defesa de uma melhor SEGURANÇA PÚBLICA, da SAÚDE para todos, de uma EDUCAÇÃO PÚBLICA de qualidade, oportunidades de EMPREGOS para jovens e adultos, queda da CPMF, fim das injustiças aos APOSENTADOS  e combate à CORRUPÇÃO que Ulisses Guimarães chamava de cupim da democracia. Foi ao PMDB defensor desses e de outros ideais, a que me filiei. Destinei em Emendas Orçamentárias mais de 122 milhões  para obras no Piauí.
 
Hoje, publicamente, membros do partido ligados ao PT, reprimem e ameaçam com legenda a ser negada quem se mantém fiel ao programa do partido e aos princípios democráticos de liberdade. Declaram claramente nos órgãos de comunicação que o PMDB não terá candidato a Senador.
 
Estou mudando de sigla partidária para ter o direito de ser candidato e continuar sendo a voz do Piauí no Senado.Como sempre a minha confiança está no povo. Durante minha vida política juntos cantamos “o povo é o poder”.
 
Saio de coração partido, agradecendo a todos, filiados ou não, que no passado até em condições adversas, apoiaram-me e receberam o meu irrestrito apoio. Não podendo citar todos, vou simbolizá-los nas lideranças dos Deputados Estaduais Mauro Tapety, João Madison, Moraes Souza Filho e Ana Paula Carvalho.
 
Concluo com o cântico bíblico do rei David, “ o Senhor é meu pastor e nada me faltará”.
 
Mesmo com a alma ferida,continuo acreditando no filósofo que diz: “ muitas são as maravilhas da natureza, mas, a mais maravilhosa é o ser humano”. Inspirados  no rei Roberto Carlos, da minha geração, eu e Adalgisa  abraçamos todos os piauienses  cantando “ eu quero ter um milhão de amigos...”
 
Oh Deus! Abençoe o Piauí e a nossa gente.
 
Senador  Mão Santa
Com informações da Agência Senado
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: