Cidadeverde.com

Piauí registra 1º óbito de gripe suína no Estado

Imprimir
O Piauí registra o primeiro caso de óbito por gripe A (H1N1), após contabilizar 106 casos confirmados da doença no Estado. A vítima foi um professor de Biologia, Sérgio Gustavo Fernandes Sousa, 32 anos, que morreu no último dia 13 com pneumonia, agravado pelo vírus da influenza.
 
Em coletiva a imprensa, o Comitê de Enfrentamento da Pandemia da Influenza A (H1N1) no Piauí informou que o exame foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A equipe da Secretaria de Saúde comunicou inicialmente a família do professor.

 

 

 
As informações foram dadas durante entrevista coletiva na Escola Fazendária, onde a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, o médico Pedro Leopoldino do Hospital Natan Portela e a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, falam sobre o caso.
 
Durante a coletiva, o médico infectologista Pedro Leopoldino disse que a esposa e o filho do professor também apresentaram sintomas de gripe, mas que era negativo para Influenza A.
 
“Hoje, vamos conversar com a esposa do professor para saber o seu histórico de saúde e ter mais detalhes do óbito”, disse Amarilis Borba, coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.
 
A morte do professor foi repentina, segundo a família. Ele chegou a dar aula na quinta-feira em escolas particulares de Teresina, foi internado no sábado e menos de 24horas depois faleceu.
 
O Comitê vai visitar a família do professor para saber como ele pode ter sido contaminado com a doença, se foi pode ter sido em alguma viagem e há quanto tempo estaria reclamando de problemas de saúde.

De acordo com Pedro Leopoldino, em conversa preliminar, o professor já estaria doente três a quatro dias, antes de ser internado no sábado com sintoma de pneumonia. O médico disse ainda que no prontuário do paciente consta histórico de pneumonia e derrame pleural.
 
 
106 casos confirmados
 
Cristiane Moura Fé, disse que estão confirmados laboratorialmente 43 casos no Piauí e mais os 63 do surto que todos são incluídos no cálculo, pois alguns já foram confirmados. Totalizando 106 casos positivos.
 
“Neste caso, o protocolo manda incluir todas as pessoas que estiveram envolvidas no surto”, explica a representante do Ministério da Saúde.
Entenda o caso
 
O professor faleceu no dia 13 de setembro, após ser internado com quadro de síndrome respiratória aguda grave no Pronto Med.
 
O Sérgio Gustavo dava aulas em três escolas particulares (Certo, Madre Savina e Santa Angélica) e um pública em Altos. As pessoas que tiveram contato com o professor, entre alunos, professores e familiares, estão sendo monitoradas por médicos.
 
Foi feito um monitoramento nas escolas que o professor dava aulas, com palestras e orientações sobre a Influenza A.
 

 
 

 

Flash de Yala Sena (direto da escola Fazendária)
Redação Caroline Oliveira

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: