Cidadeverde.com

Sinpoljuspi pede na Justiça a interdição da Casa de Custódia

O Sindicato dos Policiais Civis e Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos(Sinpoljuspi), entra  hoje, às 11 horas com uma ação da Justiça solicitando que a Casa de Custódia de Teresina seja interditada para evitar que mais detentos sejam encaminhados àquele presídio. 

Na sexta-feira(18), o Conselho Penitenciário do Estado fez uma vistoria lá e encontrou uma série de irregularidades, cuja divulgação foi destaque na imprensa piauiense no fim de semana.

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles Coutinho, o pedido de interdição será feito não apenas pela vistoria do Conselho Penitenciário, mas principalmente por uma inspeção realizada há alguns meses pela Vigilância Sanitária Estadual que detectou outros problemas graves, como a questão das fossas estouradas e o caso da suspensão do fornecimento de água de boa qualidade por parte da Agespisa por falta de pagamento.
 
Com o corte da água, a Secretaria da Justiça, ao invés de sanar o problema pagando os atrasados optou por usar a água de um poço existente no interior do presídio e cuja água pode está contaminada.

Os agentes penitenciários e militares que não querem beber  da água do poço são obrigados a levar de casa garrafões com o líquido, mas os detentos são obrigados a beber da água do poço.
  
No pedido de interdição encaminhado à Justiça, a entidade solicita ao Juízo das Execuções Penais que se expedir uma liminar determine que a Casa de Custódia só volte a receber detentos quando todas as irregularidades forem sanadas e quando o presídio tiver menos detentos do que a sua capacidade que é de 336 presos, mas que atualmente conta com quase 800 detentos distribuídos nas suas celas e pavilhões.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: