Cidadeverde.com

Vettel vence no Japão; Barrichello é sétimo

Imprimir

Warm Up


Mark Thompson/Getty Images
Festa no pódio: Vettel comemora vitória em Suzuka


Uma corrida monótona marcou a terceira vitória de Sebastian Vettel em 2009 neste domingo (4), no GP do Japão. O alemão dominou inteiramente a prova em Suzuka e recebeu a bandeirada na frente, mantendo ainda vivas as esperanças de ficar com o título da temporada. Jarno Trulli ficou em segundo, e Lewis Hamilton completou o pódio. E, na briga direta pelo título, Rubens Barrichello não conseguiu aproveitar a boa vantagem que tinha para Jenson Button no grid: o brasileiro foi o sétimo colocado, com o inglês logo atrás.

O resultado deixa Button ainda mais perto do título: mesmo com um ponto a menos de vantagem no campeonato, o piloto da Brawn agora tem 14 de vantagem sobre Rubens — 85 a 71. Vettel segue na briga, com 69. E a Brawn, por meio ponto, perdeu a chance de assegurar o Mundial de Construtores de maneira antecipada.

A largada teve algumas mudanças de posições. Hamilton partiu de maneira agressiva e pulou para segundo, passando Trulli, enquanto Kimi Raikkonen caiu para quinto. Barrichello se manteve em sexto, e Button perdeu um lugar, terminando a primeira volta em 11º. Sébastien Buemi, causador dos tumultos que agitaram o grid, ficou parado na largada e caiu para último e, mais atrás, Mark Webber conseguiu a proeza de entrar duas vezes nos boxes nas duas primeiras voltas — e isso que ele largou do pit-lane!

Vettel não demorou a abrir uma boa vantagem sobre Hamilton, enquanto Button logo conseguiu retomar sua posição de largada na quarta volta, ao ultrapassar Robert Kubica. Na passagem seguinte, Webber voltou aos boxes — e, depois, à prova. Foi difícil de entender o que houve, ou o que pretendeu o australiano.

Depois, a corrida se estabeleceu de maneira mais tranquila. Sutil, que era o sétimo, cometeu um erro e perdeu duas posições para Rosberg e Kovalainen, e iniciou uma perseguição intensa para cima do finlandês da McLaren. Porém, os dois permitiram a aproximação de Button, que buscava um lugar na zona de pontos.

Mark Thompson/Getty Images
Hamilton chegou a andar atrás de Vettel, mas perdeu o 2º lugar para Trulli

E o inglês conseguiu isso com uma lambança de Heikki: Sutil fez a manobra para ultrapassar o rival, mas o piloto prateado tocou na roda traseira esquerda do alemão da Force India, que rodou. Os dois seguiram na prova, mas com várias posições perdidas — Kovalainen em nono, Sutil em 12º. E Jenson foi para o oitavo lugar.

O primeiro piloto a abandonar foi Buemi, pouco antes da confusão entre Sutil e Heikki. Na 12ª volta, o suíço entrou nos boxes e levou seu carro para a garagem, dando adeus à corrida. Logo em seguida, na 16ª volta, os pilotos deram início à série de paradas nos boxes, com Hamilton e Sutil fazendo seus pit-stops. Trulli fez o seu reabastecimento na passagem seguinte.

Os próximos foram Button e Fisichella, e o inglês voltou à pista sem ninguém por perto. Vettel fez a sua parada no 18º giro, e saiu depois de bastante tempo para evitar qualquer batida com Heidfeld, que também entrou, mas sem perder a grande vantagem que tinha na ponta. Raikkonen e Barrichello vieram na sequência, todos saindo de maneira tranquila dos boxes.

Depois da série de paradas, a corrida ficou bem monótona — para não dizer totalmente sem-graça. Alguns pilotos, como Nakajima, Alonso e Grosjean, partiram para a tentativa de realizar apenas um pit-stop. Na frente, a ordem Vettel-Hamilton-Trulli era mantida, com o piloto da Red Bull tranquilo e sozinho na liderança.

Quem perdia rendimento pouco a pouco era Barrichello. O brasileiro foi segurando os adversários andando na casa de 1min34s e perdeu contato com Raikkonen, que estava em quinto e cerca de um segundo mais rápido por volta. O finlandês, assim, começou a partir para cima de Heidfeld na briga pelo quarto lugar, e conseguiu ficar à frente após as segundas paradas de ambos.

Outro piloto que ganhou uma posição nos pit-stops foi Trulli: o italiano conseguiu ultrapassar Hamilton e ficou com o segundo lugar, atrás de Vettel — que, mais uma vez, teve uma parada atribulada. A sua vantagem era tão grande, contudo, que mesmo assim ele voltou em primeiro e sem ser perturbado pelos adversários.

Numa disputa intermediária, Kovalainen fez uma das poucas ultrapassagens de pista da corrida. E na saída dos boxes: o finlandês fez seu pit-stop junto com Fisichella e saiu atrás do piloto da Ferrari, mas ganhou a posição ainda antes da primeira curva, em uma bobeada do italiano.

Por fim, a segunda parada de Barrichello o manteve à frente de Button. Entretanto, sem nenhuma vantagem em relação ao inglês, saindo dos boxes em sétimo e com o colega de Brawn em oitavo, ambos com a perspectiva de ganhar mais um lugar. Era tudo que Jenson podia esperar, após ter largado quatro posições atrás de Rubens.

A corrida parecia definida, mas a nove voltas do fim Alguersuari provocou a entrada do safety-car na pista. O espanhol perdeu o controle na 130R e entrou de lado na curva, batendo na proteção de pneus e ficando com o carro atravessado na pista. A sua Toro Rosso precisou ser removida pelo guindaste, e Vettel viu sua imensa vantagem na ponta se desmanchar.

Diego Azubel/EFE
Bandeirada para o alemão encerrou prova monótona

Quem acabou favorecido com a bandeira amarela foi Nico Rosberg: o alemão, que ainda precisava fazer seu segundo pit-stop, aproveitou o safety-car para entrar nos boxes e voltar em quinto, sem perder o lugar entre os oito primeiros.

A corrida foi retomada com quatro voltas para o final, sem nenhuma mudança de posição. Vettel manteve uma boa vantagem sobre Trulli, até mesmo por ter sido ajudado por Romain Grosjean, que estava colocado entre ambos, e ficou com a vitória. Trulli pode comemorar o segundo pódio consecutivo da Toyota, e desta vez correndo em casa, enquanto Hamilton se contentou com o terceiro, os três primeiros mantendo a ordem do grid de largada.

No campeonato, agora, Button tem ainda mais chances de ficar com o título de maneira antecipada em Interlagos. Ele pode ser campeão até mesmo com uma vitória de Barrichello, caso consiga chegar em terceiro. O campeonato também cai nas suas mãos com um segundo lugar do colega de Brawn e um quinto posto, ou um oitavo contra a quarta posição do rival.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: