Cidadeverde.com

MP pedirá cargos de políticos que mudaram de partido

Imprimir

O Ministério Público Eleitoral estadual está verificando todos os casos de desfiliação partidária recentes no Piauí. O prazo para mudança de legenda se encerrou no último dia 3.

Segundo procurador regional eleitoral, Marco Túlio Caminha, todos os casos de desfiliação recente, inclusive o do deputado Fernando Monteiro, que trocou o DEM pelo PSB, estão sendo analisados. “Fernando Monteiro entrou com um processo no TRE com pedido para sair do partido por justa causa”, descreve. Segundo o procurador, casos como este serão avaliados antes daqueles sobre a perda do cargo.
 
Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

As circunstancias de pedido de justa causa são quando há incorporação ou fusão do partido – caso do DEM, criação de nova legenda, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Mão Santa
O senador Mão Santa que deixou seu partido de longa data, o PMDB, para filiar-se ao PSC, pode acabar por perder seu cargo em Brasília. Segundo procurador regional eleitoral, Marco Túlio Caminha, a Procuradoria Geral Eleitoral pode pedir que o parlamentar deixe o Senado.

“Este caso não compete ao TRE, mas ao o procurador geral eleitoral (de Brasília) pode pedir, por ser um cargo federal”, descreve Caminha.

O ex-ministro João Henrique (PMDB) informou em agosto que a legenda não irá ingressar com ação para pedir o cargo de Mão Santa. Ainda assim, caso o parlamentar perca o direito de ser senador, quem assume a vaga será sua esposa, Aldagisa Sousa que não trocou o PMDB pelo PSC.
 
Até o momento, foram julgados 800 casos de infidelidade partidária no Piauí. Trezentos vereadores tiveram mandato cassado.
 
Flash de Caroline Oliveira (direto do TRE)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: