Cidadeverde.com

Piauí tem 148 casos de Gripe A e decreta emergência

Aumentou para 148 o número de casos de Gripe A no Piauí. Os números foram divulgados na manhã de hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. O governador Wellington Dias assinou um documento decretando estado de emergência pelo aumento no número de casos na semana passada, a padido do secretário de Saúde, Assis Carvalho.
 
Matéria relacionada

 
São 85 casos confirmados por exame laboratorial, 63 por vínculo epidemiológico, 1 óbito e 39 suspeitos. Segundo Cristiane Moura Fé [foto], do comitê de enfrentamento da doença, o Estado continua vivendo uma pandemia.
 
Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

"Tem subido 24 casos em média por semana no Estado, mas isso não confirgura uma situação tão drástica. O decreto de emergência é mais uma medida administrativa que visa pular o processo burocrático na contratação de pessoal, aquisição de medicamentos e disponibilização de leitos nos hospitais", explica.

Atualmente são 60 leitos em 11 hospitais de referência do Estado e mais o Natan Portela, o Hospital do Dirceu e o Hospital da Polícia Militar, que dispõe de 18 leitos para pacientes em situação estável, que possam ser transferidos dos outros hospitais.

"No caso do Natan Portela estão disponíveis oito leitos. Estamos querendo criar mais cinco ou seis e o decreto facilita a contratação de pessoal e a aquisição de equipamentos para isso", diz Cristiane.

Atualmente existem oito pessoas internadas no Natan Portela e a média de recuperação dos pacientes varia entre 3 a 7 dias.
 

Caroline Oliveira (flash da Sesapi)
Leilane Nunes (redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: