Cidadeverde.com

H. Dobal recebe homenagem no Teatro João Paulo II

Imprimir
O Teatro Municipal João Paulo II, através da Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, realiza uma homenagem ao poeta piauiense H. Dobal, pela passagem de seu aniversário de nascimento que ocorre no dia 17 de outubro de 2009.

O Projeto “Tapete para Dobal” constará de encenação de poemas e leituras dramatizadas que serão realizadas por membros das oficinas oferecidas pelo Teatro Municipal João Paulo II. Os alunos envolvidos no projeto são os freqüentadores das oficinas de Teatro e Literatura Dramática (Roger Ribeiro); Dança Contemporânea para crianças e adolescentes (Beth Battali) e Dança Contemporânea e Teatro Físico para jovens e adultos (Fernando Freitas).

O Projeto contará ainda com a participação especial do Grupo Indigentes de Teatro, formado por alunos da rede estadual de ensino de Timon [MA], sob a coordenação do ator e diretor de teatro Vitorino Rodrigues que farão a leitura dramatizada de “A cidade substituída”.

A programação do “Tapete para Dobal” será distribuída para dois dias:

Dia 15 de outubro, a partir das 18 horas, haverá a encenação, recitação e leitura dramatizada dos poemas de Dobal e, em seguida, o “Dançando Dobal” com leituras coreográficas acerca de poesias do autor.

Dia 16 de outubro, dia do aniversário de Dobal, a partir das 19 horas acontece a exibição do filme “Um homem particular”, dirigido pelo cineasta piauiense Douglas Machado.

Entre os projetos de formação de platéia desenvolvidos pelo Teatro Municipal João Paulo II está o “Tapete para Dobal” que terá um direcionamento específico para alunos da rede pública e privada da região da Grande Dirceu. A perspectiva será não só atrair a atenção do alunado da região para o grande poeta que é H. Dobal, mas especialmente para sua obra que trabalha a identidade social e antropológica do homem universal sob viés da cena particular piauiense e brasileira.

O “Tapete para Dobal” terá como prerrogativa fazer com que o aluno do ensino fundamental e médio tome gosto pela poesia telúrica e elegíaca do autor que ao descrever a aridez do sertão, por exemplo, resgata as reminiscências da infância e revalida as memórias sociais que estão cada dia mais esquecidas pelos efeitos da linguagem midiática. Que os alunos descubram no poeta particular que foi H. Dobal o que o torna mais universal, à medida que se volta para as origens, a validação da história do homem brasileiro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: