Cidadeverde.com

Sessão Especial discute hoje futuro de crianças em abrigo

Imprimir

Hoje o futuro de 75 crianças do abrigo infantil Maria João de Deus pode receber uma ajuda importante por parte de autoridades políticas e da sociedade civil organizada. Na tarde desta quarta-feira(14), uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Teresina vai debater juntamente com os vereadores e com diversas entidades, quais os rumos que deverão ser traçados para melhorar o atendimento a essas  crianças.

Atualmente o local passa por um grave problema de superlotação. De acordo com o vereador Paulo Roberto, o abrigo tem capacidade para 60 crianças, mas está atendendo 75, número, considerado por ele muito grave, já que se trata de um abrigo infantil.
 

A Sessão Especial foi requerida pelos vereadores Decio Solano(PT) e Major Paulo Roberto (PRTB), que a cerca de 3 meses vem acompanhando o drama das crianças e de pessoas que se interessam em adoção.

"Há um mês visitamos as instalações, junto do abrigo, que devia ser monitorado pelo poder municipal, esperamos uma resposta da prefeitura de Teresina, mas até o momento as crianças continuam sofrendo. Isso é inadmissível, sei o que elas passam, porque também fui adotado", considerou o vereador.

De acordo com Décio Solano, a Sessão deve contar com a presença de representantes do Ministério Público, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Juizado da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar e Prefeitura de Teresina.

Além da superlotação, outra preocupação dos vereadores é a determinação da Lei Orgânica de Assistência Social de numero 8.742/93, onde diz que o poder municipal seja o responsável pelos abrigos, ao invés do Poder Estadual, como é o caso do Abrigo Maria João de Deus.

De acordo com a diretoria do Lar Maria João de Deus, a casa conta com uma equipe de apoio pedagógico, psicológico e médico. As crianças freqüentam a escola nos turnos da manhã e da tarde e quando retornam da mesma tem o acompanhamento de reforço escolar com uma pedagoga e cinco professoras.
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: