Cidadeverde.com

Deputado Júlio César condena descaso do Congresso com Piauí

Imprimir
Durante a audiência pública para tratar das emendas do Piauí ao Orçamento Geral da União, o deputado federal Júlio César (DEM) repudiou a atitude do relator da proposta orçamentária, Geraldo Magela (PT-DF), de não comparecer à Assembléia Legislativa do Piauí.
 

Além disso, Julio César criticou o valor que é repassado para o Estado anualmente. Ele comparou com Tocantins que teve um repasse de 50% acima do que o Piauí recebeu em 2009. Segundo ele, O orçamento per capto do Piauí (R$ 1.250,00 por pessoa) só ganha do orçamento do Maranhão.

Para o deputado, diante dos baixos índices de IDH, por exemplo, o Piauí deveria receber muito mais. “Os ministros estão privilegiando os seus Estados e os seus partidos. O ministério da Integração Nacional, que é o que mais nos interessa, 80% do orçamento foi para Bahia e o Ceará”, afirmou.

Senador João Vicente
 
O senador João Vicente Claudino(PTB), que também participa da audiência sobre as emendas do Piauí no Orçamento Geral da União, declarou que as audiências são uma oportunidade para os Estados de apresentarem emendas que privilegiem suas prioridades.
 
Ele afirma que essa é uma luta constante de deputados e governadores para aprovarem essas emendas, como para liberação das verbas.
 
“No ano de 2009, por conta da crise, os Estados foram prejudicados, mas o governo federal conseguiu se sair bem e até economizou R$ 40 bilhões equilibrando as finanças”, disse.
 
 

Flash de Leilane Nunes
Redação Caroline Oliveira
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: