Cidadeverde.com

Festivais se espalham pelo Piauí, aumentando renda e auto-estima

Imprimir
Os festivais que hoje se espalham por todo o Piauí são um dos principais fenômenos que ajudaram ao estado a se conhecer e valorizar os produtos tradicionais da terra. O evento pioneiro nasceu em Pedro II e abriu caminho para que várias iniciativas do mesmo tipo se alastrassem pelo estado.
 
Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
 
Com sua primeira edição realizada em 2004, o Festival de Inverno de Pedro II virou referência em todo o Estado. Mesclando comércio, turismo e cultura, o evento estimulou não só a indústria e o artesanato da cidade, como também o turismo e mudou a mentalidade dos habitantes que passaram a alugar suas casas para receber o grande fluxo de visitantes que chegam no município. Entretanto, para chegar ao formato de festival, foi necessário que instituições estimuladoras e o governo dessem as mãos e atuassem em parceria.
 

O Sebrae foi um dos grandes responsáveis por esta virada de mentalidade. “Anteriormente existiam as Fepemes (Feiras de Micro, Pequenas e Médias Empresas) que apareciam em algumas versões. Então pensamos em algo exclusivo, em levar não só a feira, mas uma proposta musical diferente. Pedro II já tinha um diferencial do clima, da natureza e era pouco conhecida. Ela foi o ponto de partida para um projeto que deu certo. A cidade abraçou o festival e por isso foi um sucesso”, conta Jesus Tajra Filho, presidente do conselho deliberativo do Sebrae quando a primeira edição do festival surgiu em 2004.
 
“O sucesso de Pedro II também coincide com o início do Arranjo Produtivo Local (APL) da opala que organizou os produtores, garimpeiros e joalheiros e gerou empregos”, descreve Ulysses Moraes, atual presidente do conselho do Sebrae. Mas nem só das jóias e do tradicional artesanato, vive a cidade. Moraes afirma que o município teve de investir em sua gastronomia, em hotelaria e qualificação e destaca que os próprios moradores que não estão diretamente ligados a esses setores também conseguem se beneficiar ao alugar suas casas durante o Festival de Inverno.
 

Segundo joalheiros da cidade, as vendas de opala aumentaram 900% ao longo dos anos e o fluxo de turistas quase inexistente agora é contínuo durante o ano inteiro, de acordo com a prefeitura.

Derivados
O Festival de Pedro II abriu caminho para que surgissem eventos de norte ao sul do Piauí. O Cachaça Fest de Castelo do Piauí nasceu em 2005, unindo turismo, música e degustação de aguardente. Nos anos seguintes foi a vez de Batalha, com a Festa do Bode; Campo Maior, com seu Festival Gastronômico Eco-cultural; Ilha Grande e o Festival do Caranguejo; o Jazz Festival em Barra Grande; Festival Cultural de Oeiras; Festival da Rabeca em Bom Jesus; da Uva em São João do Piauí; Festival Regional de Cultura de Floriano entre outros criados com a iniciativa própria das prefeituras.
 


 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: