Cidadeverde.com

Iniciativas empreendedoras no Norte do Piauí são destaque

Imprimir
 
A região norte do Piauí sempre teve destaque na economia do estado. Diversos em sua geografia, cada um dos municípios desta área piauiense despontam com iniciativas que vão da extração de minérios, passam pela agricultura familiar e mesmo a indústria. Produtos como jóias, mel, bode, roupas e o curioso chocolate de babaçu, o babalate, são apenas alguns exemplos que o programa especial Viva Piauí - Nossa Força Empreendedora trouxe para você neste dia 19 de outubro através da TV Cidade Verde.
 
A equipe formada pelo repórter Simplício Junior e o cinegrafista Adriano Pernambuco percorreu locais belíssimos do norte do estado em busca de exemplos que mostrassem como é possível desenvolver o Piauí e gerar renda aproveitando o potencial de cada região. Em Batalha, a força da agricultura familiar, do artesanato, do caju e do bode são os destaques. O animal símbolo do semi-árido, inclusive, tem tanta importância para os batalhenses que ganhou um festival só para ele.
 
 
Já em Barras, a piscicultura traz das águas a prosperidade e o alimento. Alguns produtores chegam a incrível marca de vender meia tonelada de peixe sem sequer sair de sua propriedade. O mel e o babaçu são uma das maiores fontes de renda para o povo de Esperantina beneficiada com sua vegetação mista que abrange a mata dos cocais, cerrado, caatinga e floresta.
 
O coco babaçu também é um produto tão importante para o município de São João do Arraial que a cidade criou até uma moeda paralela em sua homenagem: o cocal. Com o dinheiro, que equivale ao real, a população faz suas compras e movimenta a economia da cidade. O fruto da palmeira também é aproveitado por completo e do seu mesocarpo é extraído o curioso babalate, o chocolate de babaçu.
 
Com uma incrível média de uma fábrica de roupa para cada 200 pessoas, Piripiri é destaque estadual no ramo têxtil. A cidade do açude Caldeirão atende com suas calças, camisas e peças íntimas, a boa parte das regiões norte e nordeste. Pedro II, que alcançou destaque no cenário piauiense com a criação do Festival de Inverno, virou um polo turístico. Além da opala e de outros recursos minerais conhecidos há décadas mas que agora recebem a atenção e planejamento adequados, a natureza da cidade virou um grande atrativo e fez com que a população abraçasse o Turismo como fonte de renda.
 
 
Castelo do Piauí, além de suas belezas naturais e curiosas formações geológicas tem a peculiaridade de ser o único município do país a possuir uma jazida de quartizito mourisco, mineral peculiar que atraiu investimentos de empresas do Brasil, Chile e da Espanha.
 
 
As potencialidades do norte do Piauí já emergiram, mas há muito ainda o que explorar. Felizmente a realidade e a auto-estima da população mudou e, nos rostos onde morava o pessimismo, agora estão sorrisos de orgulho e certeza de que trabalhando da maneira certa e iniciativa, o estado pode continuar a se desenvolver.
 
Carlos Lustosa Filho
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: