Cidadeverde.com

Agespisa produz 5 milhões a mais de litros por dia

A Agespisa concluiu mais uma obra para reforçar o abastecimento da capital. Desta vez, o investimento foi na Estação de Tratamento de Água. Com a substituição de uma bomba, a empresa conseguiu aumentar a produção de água em cinco milhões de litros por dia.

Na semana passada, a Agespisa já havia concluído outro importante investimento na área do abastecimento de água em Teresina: a implantação de uma rede de reforço no bairro Renascença II, medindo 480 metros de extensão. Os trabalhos foram feitos em apenas 20 dias para melhorar o abastecimento na região nesse período mais quente do ano.
 

Com essas obras, a Agespisa garantiu o aumento do fluxo de água, que chega agora com mais força na região. “Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos contar com a colaboração de todos, principalmente nesse período onde ocorre aumento de consumo”, ressalta o presidente da Agespisa, Merlong Solano, referindo-se ao alto índice de desperdício e à falta de reservatórios domiciliares em grande parte das casas.

A Agespisa vem realizando uma série de investimentos para manter o fornecimento regular em toda a cidade, mesmo nos meses mais quentes do ano.  Dentre as principais obras, Merlong Solano destaca a reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água), a substituição das redes antigas de água de cimento amianto e ferro fundido por novas tubulações em PVC, o reforço nas equipes de correção de vazamentos e de fiscalização, implantação do sistema de abastecimento de água no Parque Brasil II e III, na zona norte, com investimento de cerca de R$ 2,2 milhões de reais, a contratação para a implantação de sistema também na Vila Madre Teresa de Calcuá, na zona leste da capital e a automação dos reservatórios para evitar os extravasamentos.
 
Atualmente, a Agespisa está produzindo cerca de 250 milhões de litros de água diariamente por meio das duas estações de tratamento de água, localizadas na zona Sul de Teresina, e de 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte.

Com isso, a empresa produz em Teresina cerca de três vezes a quantidade de água necessária por pessoa/dia, segundo índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
 
“Cerca de 45% da água que a Agespisa produz se perde pelo caminho por causa dos vazamentos e de práticas antigas do uso inadequado de água, o que compromete o abastecimento principalmente nas partes mais altas da cidade”, conclui Merlong.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: