Cidadeverde.com

Teresina entra no Circuito Nacional do Blues hoje a noite

Imprimir
Antes de 2009 se despedir, Teresina, hoje no circuito nacional do blues, ganha mais uma edição do Oi Blues By Night, dia 29 de outubro, no Planeta Diário, 22h, com duas feras, o gaitista Marcelo Naves e o guitarrista e vocalista Lancaster.


Gaitista há 15 anos, Marcelo Naves é hoje considerado um dos maiores gaitistas de Blues do Brasil. Com seu estilo comparado aos grandes gaitistas de Chicago, Naves vem conquistando cada vez mais o público de Blues e gaita do país.

Marcelo é um dos integrantes do Cd "Bluseiros do Brasil - edição gaitistas", que foi a 1°Jam Session de grandes gaitistas, gravada e lançada no Brasil. Já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues como Kenny Brown, Deacon Jones, R.J.Mischo, Flávio Guimarães, Nuno Mindelis, entre outros.

Atualmente, lança o 2° cd “Minha Gaita é meu Patrão” com a participação especial do pianista do Nasi, (IRA), o músico Adriano Grineberg. O cd foi gravado à moda antiga, exatamente como eram gravados os discos em Chicago na década de 40 e 50, ou seja todos tocando ao mesmo tempo (ao vivo no estúdio), e gravado em apenas 2 dias todas as faixas. A música “Thunder Blues”, que inicialmente se chamaria “Tributo a Muddy Waters”, mudou de nome porque o pianista esqueceu a porta do estúdio aberta, estava chovendo e o som do trovão ficou gravado no meio do solo de guitarra, dando origem ao “Blues do Trovão”.

Marcelo Naves é, também, criador do 1° Método de Gaitas para Crianças do Brasil, e idealizador do projeto Oficina de Gaitas para Crianças, que acontece na cidade de Jacareí há 5 anos e já beneficiou mais de 200 crianças de comunidade carentes. Marcelo é também idealizador do projeto Gaita na Escola.

Atualmente lançando o CD Blues Journey, Lancaster é um dos mais aclamados cantores-guitarristas de blues do Brasil. Sua carreira internacional de 19 anos inclui cinco CDs lançados, três participações no programa Jô Soares, gravações e turnês com o organista Deacon Jones, um ano e meio trabalhando como guitarrista do Crosby Tyler Quartet em Los Angeles, graduação pelo Musicians Institute de Los Angeles, e o privilégio de ter sido motorista de B.B.King por três dias em 1994.

Em 2009, Lancaster tem shows de lançamento do Cd Blues Journey programados para o estado de São Paulo, nordeste e sul do Brasil. Paralelamente aos lançamentos Lancaster está acompanhando grandes nomes do Chicago blues em suas turnês pelo Brasil. Este ano ele fez uma mini turnê com Willie “Big Eyes” Smith - baterista de Muddy Waters.

Lancaster foi colunista das revistas Blues& Jazz e Guitar Class, foi capa da revista Cover Guitarra e Guitar Player Brasil. Seu show ao lado de Nuno Mindelis e Marcos Otaviano gravado no SESC Paulista em 2001 é exibido periodicamente pela TV SESC.

Apresentou-se nos principais festivais internacionais de blues do Brasil - Nescafé & Blues, Bourbon Street Blues Festival, Natu Blues Festival, Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga e Fortaleza, Festival de Blues de Brasília, Oi Blues By Night de Recife Fortaleza e Natal, SESC'n Blues de Ribeirão Preto, entre outros.

Entre 1981 e 1982 Lancaster concluiu o segundo grau nos Estados Unidos, na cidade de Portland, Oregon. Filho de professores de inglês, Lancaster começou a dar aulas aos dezessete anos, antes mesmo de tornar-se músico. Nos anos 80 estudou guitarra jazz com Conrado.

 
Começou seu trabalho no Blues em 1990 apresentando-se em bares em São José dos Campos e São Paulo. De 1994 a 1995 morou em Los Angeles, onde atuou como guitarrista do Crosby Tyler Quartet. Durante o ano em que estudou no GIT (Guitar Institue of Technology), viu um anúncio em uma revista e foi fazer um teste para entrar na banda. Por preencher os requisitos de conhecer o blues tradicional, tocar com uma guitarra antiga e vestir terno, conseguiu o posto de titular. Fez oitenta apresentações por toda a região metropolitana de Los Angeles e sul da Califórnia.

Lancaster gravou o CD Working Like a Slave em 1995, com o convidado Deacon Jones,organista de John Lee Hooker por dezoito anos, e com a participação dos metais da Banda Mantiqueira -indicada ao Grammy de melhor banda instrumental estrangeira. O CD foi lançado pela Gravadora Velas de Ivan Lins.

Em 1998 lançou "Late Night Blues", CD elogiado pela crítica que o consagrou como um dos principais expoentes do Blues de Chicago no Brasil. Lancaster realizou shows de lançamento desde Porto Alegre até Salvador e Recife. Flávio Guimarães , gaitista do Blues Etílicos, participou deste CD e convidou Lancaster para uma série de shows conjuntos em Brasília e São Paulo.

Em 1999 lançou o terceiro CD "A Beautiful Day For The Blues", com a participação do pianista Ari Borger. Lançado pela Eldorado, o CD logo esgotou sua prensagem inicial. Lancaster fez uma noite de lançamento na Bourbon Street Music Club em São Paulo, e depois em diversas outras capitais e cidades do interior.

Em 2004 Lancaster deu início a uma nova fase de sua carreira formando uma parceria com o organista Flávio Naves. Ao lado da Banda Brasileira de Blues os dois músicos gravaram "Bluesamba" - o primeiro Cd da dupla e o quarto de Lancaster. Neste trabalho a influência da música brasileira pode ser observada pela primeira vez em sua música.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: