Cidadeverde.com

Vettel vence o GP de Abu Dabi e garante o vice-mundial de F-1

Imprimir
Sebastian Vettel é o vice-campeão mundial de 2009 da Fórmula 1, ao vencer o estreante GP de Abu Dabi, numa dobradinha da Red Bull com o australiano Mark Webber, que chegou em segundo lugar. Logo atrás chegaram os campeões antecipados Jenson Button e seu Brawn GP, com o brasileiro Rubens Barrichello completando em quarto lugar.



Numa corrida sem grandes emoções e raras ultrapassagens, por ser rápido e com curvas lentas, o circuito nos Emirados Árabes é motivo de elogios pela beleza de sua estrutura e pelo contraste de ambiente, por começar a prova de dia e terminar à noite. As emoções ficaram para a largada e pelos poucos erros cometidos pelos pilotos.

Barrichello, que se despediu da Brawn GP com um capacete cheio de assinaturas (e deverá ser apresentado na Williams nesta segunda) foi vítima de um erro na largada. Foi atingido por Webber logo após a reta, quebrando a ponta direita da asa do bico dianteiro. Ficou na pista assim mesmo. Teve momentos de bom rendimento, mas não passou de onde largou.

A etapa marcou ainda muitas despedidas: Fernando Alonso, que ficou lá atrás na corrida e só passou o companheiro Romain Grosjean, sai da Renault e vai para a Ferrari. Robert Kubica e Nick Heidfeld deram adeus à BMW, que sai da F-1, e Giancarlo Fisichella, que mais uma vez ficou para trás - além de ser o único punido na prova, com uma passagem nos boxes por excesso de velocidade na parada - deu adeus às corridas pela Ferrari (será piloto de testes).

Outros que saem: Kimi Raikkonen, 12.º na prova, que sai da Ferrari e ainda não definiu seu destino. As indecisões: a Toyota não definiu seus pilotos, assim como Toro Rosso, a Renault (uma vaga), Force India e Brawn (uma vaga). Os nomes serão anunciados nas próximas semanas.

Lá na frente, Vettel garantiu a vitória graças ao bom rendimento de seu carro. E foi beneficiado pelo abandono de Lewis Hamilton, que liderava a prova até a 20.ª volta, quando teve de abandonar, a pedido dos engenheiros, por problemas no freio traseiro direito de sua McLaren. Webber não foi ameaçado por 51 voltas. Foi quando encostou Button, que tentou ultrapassá-lo até o fim, mas não conseguiu, apesar de emocionantes tentativas.

Na classificação final dos pilotos da temporada 2009, o inglês Button é campeão com 95 pontos, com 84 de Vettel e 77 de Barrichello, que fica com o terceiro lugar. No Mundial de construtores, a Brawn GP é campeã com 172, contra 153,5 da austríaca Red Bull.

O Mundial de F-1 volta em 14 de março de 2010, com o GP do Bahrein. Até o momento, serão três brasileiros lá: Barrichello, na Williams, Felipe Massa, de volta à Ferrari, e Bruno Senna, na estreante Campos GP.

INACREDITÁVEL

A cena mais insólita da corrida aconteceu na volta 20: o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, entrou nos boxes para reabastecer mas errou o lugar: entrou na coirmã Red Bull, no lugar de Vettel - que vinha logo atrás - e assustou. Os mecânicos foram rápidos e sinalizaram para que ele passasse direto. Por causa disso, o espanhol abandonou instantes depois por falta de combustível, pouco depois dos boxes. E disse às televisões que tinha problema nos freios.


Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: