Cidadeverde.com

Audiência pública discute aumento de 70% no preço do material de construção no PI

Em busca de soluções para os constantes reajustes nos preços do material de construção em Teresina, a Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública na manhã de hoje (4) na Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, solicitada pelo deputado Paulo Martins (PT).
 


 
Participam das discussões representantes da Caixa Econômica Federal, PROCON, Sindicato da Construção Civil, EMGERPI, ADH e do PCPR do Estado do Piauí. O deputado Paulo Martins afirmou que os abusos e reajuste dos preços no setor da construção civil tem se agravado nos últimos 50 dias, em Teresina.
 
O aumento do material de construção é da ordem de 70%, principalmente, depois do lançamento do Programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal para famílias de baixa renda. Paulo Martins disse que uma das soluções para combater o aumento no preço do material de construção é acionar o Ministério Público.
 
A Caixa Econômica Federal financiou, no Piauí, no ano passado, um total de 5.454 imóveis. Para este ano, com o crescimento da demanda, a CEF deverá construir 9 mil imóveis em todo o Estado do Piauí. Segundo Emanuel Bonfim Veloso Filho, Gerente Regional da CEF no setor da construção civil, a meta é construir um total de 24 mil imóveis. Teresina representa 30% deste total.
 


Indústria 
O vice-presidente da Federação das Indústrias, Joaquim Costa Filho, afirmou que a construção civil teve um aquecimento nos últimos 90 dias com o lançamento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Houve um desequilíbrio no mercado, porque a indústria não estava preparada. O setor da cerâmica foi o mais afetado. A oferta de emprego cresceu 15% no Piauí. As empresas estão fazendo novos investimentos para melhorar a produtividade em virtude do PAC para obras de estrutura (estradas, barragens e programa de habitação).
 
Joaquim Costa Filho afirmou que falta mão de obra qualificada para a construção civil do Piauí. No momento, 170 trabalhadores fazem curso de treinamento com 60 dias de duração, promovido pelo SENAI. Para 2010 a meta do SENAI é treinar mil trabalhadores do setor em todo o Estado.
 
No momento, está em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 285/ 2008 que deverá garantir 2% dos recursos federais para o setor da habitação popular no país. A votação deverá acontecer até o final de novembro.
 
Alepi
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: