Cidadeverde.com

País ainda pode atingir meta do superávit primário para 2009

Imprimir

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira, 4, que ainda é cedo para dizer se o Brasil não vai atingir a meta no final do ano de superávit primário de 2,5% do Produto Interno Bruto, embora tenha havido uma marcada deterioração nas contas do setor público em setembro.

"A hipótese que trabalhamos no banco central é de que estaremos no caminho para essa meta anunciada para o ano de 2009 e para a meta normal para 2010", disse Meirelles em entrevista à agência Dow Jones.

Ele acrescentou que os participantes do mercado financeiro preveem crescimento do PIB entre 4,5% e 5,0% para 2010, mas ele não se surpreenderia se o mercado "caminhasse em direção aos 5% em um período razoável".

O presidente do Banco Central afirmou que o país "ainda tem amplo espaço para acumular reservas" em moeda estrangeira. "Durante esta crise, uma das lições aprendidas é de que é melhor ter mais reservas do que menos no nível que estamos agora", disse.
 
Henrique Meirelles. Presidente do Banco Central
Meirelles afirmou que a economia brasileira passou bem pela crise econômica porque tinha fortes fundamentos econômicos e amplos recursos. "Como resultado disso, acredito que a recuperação do Brasil tem fundações sólidas no sentindo de ser baseada, primeiro, no consumo privado, que vem como resultado da preservação da renda e do crescimento", disse ele.
 
Fonte: estadao
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: