Cidadeverde.com

Fórum de Direito discute participação do cidadão na Justiça

O I Fórum Ibero-Americano de Direito que acontece em Teresina nesta semana em Teresina traz à discussão, além de temas específicos da área, a importância da participação dos cidadãos na Justiça. O evento, que foi aberto,na noite desta quarta (11), e vai até a sexta (13), tem como objetivo integrar estudiosos do Brasil e países da península ibérica.

Nesta quinta, primeiro dia de palestras, serão apresentados, dentre outros, os temas: "Participação popular na construção do direito no terceiro milênio", ministrado pelo professor Marlon Jacinto Reis, Juiz Auxiliar da Presidência do TSE e "A contratação em massa e a proteção do consumidor numa economia globalizada", apresentado pelo doutor Antonio Pinto Monteiro, da Universidade de Coimbra. O enfoque destes trabalhos está centrado no poder de infuência e na conscientização da população sobre seus direitos. Durante todo o dia especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros apresentam diversos outros painéis na sede da OAB/PI.



Abertura
A abertura oficial do evento aconteceu na quarta (11) e foi realizada pelo presidente da OAB/PI, José Norberto Campelo, que ressaltou a grandeza do evento. “Fórum que honra a todos nós com palestras tão brilhantes. Quero agradecer aos ilustres palestrantes, aos nosso patrocinadores e todos que fizeram este evento acontecer hoje”.

A mesa de honra foi composta, além do presidente da OAB, pelo desembargador e presidente do TJ-PI, Raimundo Nonato da Costa Alencar; pelo conselheiro federal da OAB-PI, Marcus Vinicius Furtado Coelho, representando o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto; Manuel Arrey Oliver, cônsul da Espanha no Piauí; Éfren Paulo, prof. dr. da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e diretor do evento; João Batista Freitas, representando o Governador do Estado, Wellington Dias; o reitor da UFPI, Luiz dos Santos Júnior; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Arnaldo Boson; José Santos Chaves; o Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco, João Maurício Adeodato; o Prof. Dr. da Universidade de Salamanca, Lorenzo Vadell; o Prof. Dr. catedrático da Universidade de Coimbra, António Pinto Monteiro; o coordenador do curso de Direto da FAP, Marcelo Leandro Pereira Lopes e por fim Jairo Cavalcante, representando o Sebrae.

Logo no início foram proclamados os hinos das três nações envolvidas no evento, Portugal, Espanha e Brasil. Seguidos das falas de Éfren Paulo, reitor Luiz Júnior e Marcus Vinícius, que em seu discurso falou em nome de Cezar Britto, presidente do Conselho Federal da OAB, que não pôde estar presente, mas que transmitiu o desejo de êxito para o evento, afirmando que o Piauí pode sim, fazer eventos como este. Ao final de seu discurso o conselheiro fez uma brincadeira ao se referir ao slogan da campanha eleitoral de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, “Yes! We Can”.

A Escola de Música Adalgiza Paiva também se apresentou mesclando músicas regionais dos três países.



A abertura foi encerrada pela conferência proferida pelo professor João Maurício Adeodato, que falou sobre o tema central do fórum “As promessas não cumpridas de 1789. Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Da redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: