Cidadeverde.com

Protestos marcam votação da Lei dos Transportes

Imprimir
 
 
Depois de quase uma hora de paralização, os vereadores Renato Berger (PSDB) e Rosário Bezerra (PT) negociaram com os estudantes, o presidente do Sindicato dos Trabalhores Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e entidades de classe que participam da sessão, para que sejam votadas algumas emendas ainda hoje.
 
Após a votação de aproximadamente cinco emendas, a sessão é suspensa para reiniciar na próxima terça (17).
 
Atualizada às 19h15
 
Doze vereadores da Câmara Muncipal de Teresina decidiram votar hoje (12) o Projeto de Lei 62/2009 de iniciativa do Palácio da Cidade, que regulamenta os serviços de transporte coletivo urbano de Teresina. Revoltados, estudantes gritam palavras de ordem tentando tentando adiar a votação para terça-feira, para que os todos os vereadores tomem conhecimentos das 56 alterações propostas no projeto incial da Prefeitura. Os vereadores continuam no Plenário e os estudantes estão aglomerados na Galeria daquela Casa. Sessão não tem hora para acabar.
 
 

Também estão presentes ao plenário da Camara Municipal representantes do movimento estudantil, lideranças populares da Federação das Associações de Moradores do Estado  do Piauí (Famepi), entidades sindicais envolvidas na questão, como o Sindicato dos Rodoviários (Sintetro), e usuários do serviço em Teresina.

O PL 62/2009 é bastante polêmico, vários atos públicos foram feitos entre as entidades de classe reivindicando uma maior popularização do Projeto de Lei que regulamenta o transporte coletivo urbano na capital. Os pontos mais questinonados pelos parlamentares são o sistema de integração de linhas, construção do pontos de ônibus e elaboração da tarifa aos usuários.

As 21 emendas foram propostas  pelos vereadores R. Silva (PP), Rosário Bezerra (PT), Rodrigo Martins (PSB), Inácio Caravalho (PMDB), Luis Lobão (PMDB), Chico Wilson (PSDB), Edvaldo Marques (PSDB).

Alguns vereadores como Décio Solano e Rosário Bezerra, apesar de também terem feito emendas ao projeto disseram achar melhor adiar a votação, uma vez que não conhecem ainda o teor das emendas dos colegas.

Essa sessão da Câmara Municipal atraiu também ex-veradores como Jacinto Teles (PDT) e Odaly medeiros (PT).

Iury Campelo, Especial para o Cidadeverde.com
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: