Cidadeverde.com

Médicos fazem esquema no HUT e FMS investiga caso

Ao implantar a “Classificação em Risco”, nos hospitais de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde acabou desmantelando um esquema que envolve médicos que trabalham tanto na rede pública e particular. Os casos, considerados não-graves, acabavam ocupando os médicos que deveriam cuidar de casos urgentes.

 

 

De acordo com o presidente da FMS, Firmino Filho, foram detectados casos de “falsas urgências”. “Médicos que atendem em clinicas particulares encaminham seus pacientes para o HUT quando eles estavam (de plantão). Isso é irregular. O HUT é um hospital de urgência, não complementar às clinicas”, pontua.

 

Filho descreve que foram constatados vários casos desse tipo e que a maioria se tratava de casos do interior do estado. “Encontramos um esquema com médicos que tem ligação política. Eles agendavam seus pacientes que vinham do interior e prestavam o serviço fazer usando a estrutura cara do HUT. Isso foi corrigido. Tivemos um diálogo franco com todos os médicos para corrigir esses casos. Não é possível que isso aconteça em pleno no século 21”, afirma.

 

Seletividade

O projeto de acolhimento que separa os pacientes conforme a gravidade dos seus casos apresentou resultados positivos no HUT e deve ser implantado em toda a rede municipal, segundo Firmino Filho. Ele acrescenta que o próximo passo será monitorar os casos que poderiam não estar no HUT.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: