Cidadeverde.com

Escola de Dança lança espetáculo premiado pela Funarte

Imprimir
Na segunda-feira, dia 23, a Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé vai provar porque foi uma das contempladas pelo Prêmio Klauss Viana de Dança, da Funarte. Ela realiza o lançamento do Projeto Dançando, Cresço e Apreço às 17h na Casa da Cultura de Teresina. O espetáculo estreia nos dias 24 e 25 de novembro às 18h no Teatro de Arena.
 

A Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e realiza um trabalho visando promover e incentivar a produção e divulgação das danças e cultura popular do Piauí, atendendo, atualmente, a 311 (trezentos e onze) alunos distribuídos, em 08 (oito) turmas na faixa etária de 07 a 17 anos e mais uma turma para adultos. Estes são oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo, localizadas no bairro Matadouro, em áreas circunvizinhas e alguns de outros bairros, interessados pela dança.

 
O Projeto Dançando, Cresço e Apareço pretende mostrar a riqueza do folclore piauiense através da dança, conscientizando os alunos acerca da importância dessa riqueza cultural nordestina. No espetáculo, serão realçadas as manifestações mais tradicionais da nossa cultura como Cavalo Piancó, Baião Sapateado, Pisa na Fulô, Coco, Roda de São Gonçalo, Floristas, Pastorinhas, Reis Magos, Ciganas, Caretas.
 
 
Neste ano, a escola, com o Projeto Dançando, Cresço e Apareço, foi vencedora do Prêmio Klaus Vianna de fomento a dança na edição 2009, que tem como objetivo fortalecer as ações de dança pelo País.
 
Com investimento total de R$ 3 milhões, o Prêmio Klauss Vianna beneficia todos os estados brasileiros. Desde a criação, em 2006, já foram beneficiados 199 projetos de companhias ou grupos de dança brasileiros, sendo alguns piauienses, como o espetáculo Bull Dancing, Mediatriz. Nesta edição, além do Projeto "Dançando Cresço e Apareço", foi contemplado o espetáculo piauiense Corpo Radiografado, de Janaína Lobo.
 
 
O nome do prêmio homenageia o bailarino Klauss Vianna (1928-1992), professor e criador de um método próprio, precursor da preparação corporal para atores e bailarinos no Brasil.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: