Cidadeverde.com

Tela de piauiense é destaque em Festival de Presépios no RJ

Imprimir
A Cidade Maravilhosa já está se transformando na maior galeria de arte a céu aberto. Começou o Festival de Presépios, promovido pela 10+ Promoções e Eventos, em parceria com a GloboRio e apoios da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Governo do Estado e Prefeitura do RJ. 50 presépios, em tamanho natural e nas mais diferentes concepções artísticas, já estão sendo instalados em todos os bairros e receberão iluminação simultânea além de ações culturais em cada local.

Bíblia gigante de Dora parentes abrilhanta Festival de Presepios no Rio de Janeiro

Segundo o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, o objetivo do evento é oferecer cultura a todos, sem distinção de credo e classe social, além de resgatar valores essenciais como a União e a Família. “O Festival de Presépios já acontece como uma celebração prévia do Natal, numa oportunidade de unirmos todas as formas de religião, além de valorizarmos o verdadeiro espírito natalino, que é o nascimento de Jesus”, define Dom Orani. “Mais de 30 presépios já foram instalados na Tijuca, Lagoa, Ipanema, Praia de Botafogo, Aterro do Flamengo, Copacabana, Grajaú, Vila Isabel e Barra da Tijuca. Outros estarão em comunidades carentes como a Rocinha; Cidade de Deus; Sapo, em Senador Camará; Madureira e Morro de Santa Marta, através de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e da GloboRio”, acrescenta Tânia Lemos Buslik, organizadora do evento e diretora da 10+Promoções e Eventos.

 
Ao todo a cidade ganhará cerca de 50 presépios expostos em praças públicas, estações do metrô e rodoviárias, aeroportos e locais de grande movimentação popular. “Além da importância do evento como atração turística do Rio, o Festival de Presépios 2009 promoverá maior integração entre a comunidade artística e a sociedade, principalmente aqueles que não têm acesso a obras de arte”, define Lucimar Mothé, curadora do evento. 
 

Foto: Cícero Cardoso

Dora Parentes
 
Participação de Artistas de todo país - Além de difundir a arte para a população, o Festival de Presépios abriu oportunidades para artistas de todo Brasil participarem do evento e compartilharem o espaço público com os artistas plásticos de renome. Artistas plásticos, designers, arquitetos, artesãos, profissionais de criação, carnavalescos, estilistas de todo país encaminharam seus projetos e os selecionados já poderão expor suas obras ao lado dos presépios de artistas como Pietrina Checcacci(italiana), Deneir Martins, Denise Torbes, Diogo Russo, Dora Parentes (Piauí), Edgar Duvivier, Elisa Claudia & Helio Isaac, Estevam Biandani, Isabela Francisco, João Batista M, Macau Ranzani (Piracicaba -SP), Sérgio Esteban(Recife - Pernambuco), Angela Romanelli, Márcia Andrade, Marlene Montiello, Toz & BR, Edineusa Bezerril, Gleydston dos Santos, Docouto, Osvaldo Gaia, Romero Cavalcanti, Regina Gilson, Sandra Nunes, Pedro  Decot, Sergio Esteban ( Espanhol - Recife ), Edimar Nardaci ( Açailândia - Maranhão ),Marcelo Martinez e Wanelytcha Simonini.
 
Tema da Exposição – O presépio é o tema de maior adesão de pessoas no mundo, independente de sexo, idade e religiosidade, segundo pesquisa realizada pelos organizadores. O Brasil é o país com maior população católica no mundo o que aproxima um grande número de pessoas à instituição do presépio, entretanto o símbolo do presépio, tanto pelo seu significado quanto pelos muitos anos em que é exposto para a sociedade brasileira, ultrapassa as barreiras religiosas estando no imaginário de todos como um dos ícones mais conhecidos e representativos da época do Natal. O Festival de Presépios 2009 também foi concebido para preencher a lacuna de evento de Natal que tenha extensão por toda a cidade do Rio de Janeiro.
 
 
Presépios que já enfeitam a cidade
Presépio “Mosaico Tropical”, de Domi Junior & Mario Coutinho (Praça Edmundo Rego -Grajaú): Material: pastilha, madeira,PVC, bolas de isopor. Domi e Mário,construíram seu presépio de compensado, forraram com PVC e ornamentaram com pastilhas de cores quentes e vibrantes do verão brasileiro.
 
Presépio “A Estrela de Davi”, de Docouto (Em frente à Igreja da Candelária): Material: Terracota Docouto é ceramista e professor de cerâmica na Associação Brasileira de Belas Artes.A partir da idéia da Estrela de David ele concebeu a sua obra. A geometrização de seu trabalho ganhará mais leveza na resina, material que usará no presépio a ser exposto. A iluminação que será colocada na base das peças realçará os volumes e linhas das mesmas.
 
Presépio “Mantos de Luz”, de Paulo Formaggini (Pavilhão de São Cristóvão) Material: Fibra de Vidro, Local: Pavilhão de São Cristóvão. O público poderá interagir no presépio de Paulo. “Entrar na pele” dos seus personagens – Maria e José. Por instantes, cada indivíduo  poderá posar como o progenitor ou progenitora do Menino Deus e perpetuar este momento breve em suas câmaras fotográficas.
 
 
“Presépio de Ferro”, de Heloisa Neiva (Aterro do Flamengo), em frente ao Monumento dos Pracinhas. Construído em uma única chapa de ferro de 2.50 cm altura e de largura, enriquecida com textura de ferrugem, o presépio de Heloisa executado em placa bidimensional e em semicírculo, quando recortada projeta imagens tridimensionais que produzem sensação de movimento, efeitos de profundidade e dinamismo.
 
 
“Presépio Lúdico”, de Gleydston (Rocinha). O presépio de Gleydston foi confeccionado em MDF, selado com PVA, grafitado com tinta spray importada, própria para graffiti. Os personagens conquistam o espectador com sua ingenuidade infantil.
 
 
Presépios “Narrativa Natalina”, de Ângela Romanelli e Tânia Vasconcelos (Rodoviária Novo Rio – entrada principal/embarque inferior). Ângela e Tânia apresentam presépios como uma história em quadrinho, onde as cenas da natividade, pintadas sobre tela, vão se revelando no interior de um círculo em forma de lustres gigantes com 1.50 cm de diâmetro cada. Um dos lustres representa o dia e outro, a noite. As obras se complementam.
 
 
Presépio “Numa noite de Verão na Lapa”, de Sandra Nunes (Rodoviária Novo Rio – embarque superior). Tela gigante. Numa noite escura, sem lua, uma única estrela brilha no céu - nasce o Menino Deus. Era 25 de dezembro. Noite quente de verão, os meninos de rua atraídos pelo grande mistério que envolve àquela pequena família, aconchegada aos pés dos Arcos da Lapa, silenciosamente, entre medo do desconhecido e, ao mesmo tempo, atraído por ele, aproximam-se cautelosamente encantados.
 
Presépio “Nasce o amor, a vida e a cor”, de Roberto Tavares (Praça Varnhagem – Tijuca). Material: Madeira. O presépio de Roberto é uma releitura das natividades dos grandes mestres da pintura. O dois reis da "La Adoroción de Los Magos" - Jheronimus Bosch. As cabras, a estrela e anjos da "Nativitá" da Capella Degli Scnovegni  - Giotto Figura deitada "the Epiphany" exposta no Metropolitan Musuem - Giotto A virgem da " The Madona e Humility exposta na national gallery of art  em Wasghinton- Fra Angelico Pavão detalhe da obra "The adorationos the Magi" - Fra Angelico e Fra Filippo Lippi.O Presépio terá iluminação interna.
 
Presépio “Natal Caboclo”, de Pedro Decot (Praça Barão de Drumond - Vila Isabel). Praça Barão de Drumond. Material: compensados, eucatex e sarrafos. Com traços simplificados inspirado no movimento da Toy Art, em que imagens aparecem com poucas informações visuais e com temáticas ingênuas e agradáveis, um José mulato, da cor do Brasil, um Jesus debulhando-Se em lágrimas com uma grande chupeta e Maria são revestidos de tecidos rústicos e chitões caracterizando a origem humilde desta família.
 
Presépio “Natividade do Século XXI”, de Pietrina Checcacci (Barra da Tijuca). Na Av. Armando Lombardi. Material: arame e PVC. Presépio com 11 figuras feitas com estrutura de vergalhão e coberto por PVC.  O olhar curioso do artista pesquisou formas e materiais inusitados para a criação de seu presépio, usando a leveza e a transparência do insufilme  criando uma atmosfera onírica.
 
“Presépio Cibernético”, de Deneir Martins (Quinta da Boa Vista - São  Cristóvão).Material: metal. Despertando o imaginário do infantil e adulto com as doces imagens cibernéticas articuladas, o artista instiga o público a interagir com sua obra. A Vale do Rio Doce irá fornecer o material de sucata para que o artista desenvolva um presépio junto com as crianças do CIEP 127 , de Magé, escola em que leciona.
 
“Presépio Niemeyer”, de Denise Coutinho (Cidade de Deus - Jacarepaguá). Confeccionado em PVC e inspirado nas linhas marcantes da arquitetura do gênio Niemeyer, este presépio apresenta um arco de 500 cm de comprimento x 3,00 m de altura. José de 2,50 m, Maria de 2,00m   e o menino de 1,20 m serão confeccionados e pintados de branco.   
                       
 
Presépio “Kosmopoesia Verleramar”, de Denize Torbes (Lagoa – Paque da Catacumba). Material: PVC, tecido, papel, arame, madeira e areia. A poética do presépio nos comove por reverenciar o quinhão divino existente no humano que transcende  espaço, tempo  cultura e raça.
 
 
Presépio “Esperança Carioca”, de Diogo Russo (Av. Armando Lombardi - Barra da Tijuca). Material: MDF, medindo 450 cm X 300 cm X 200 cm.O artista ambientou seu presépio com ícones culturais da cidade, como o Profeta Gentileza,  legendário personagem carioca, que viveu entre nós nos anos 70 , tempo de intolerância e prepotência da ditadura. O cenário tem como pano de fundo uma comunidade e o Cristo Redentor de braços aberto, abençoando a Sagrada Família e o real visitante, vestido com a bandeira do Brasil.
 
 
Presépio “Além da Visão”, de Edgar Duvivier (Estação Metrô Nova América) O presépio de 2,50m  é interativo. A concepção de sua obra explora o conceito interno-externo, dentro-fora e estimula os quatro sentidos – visão, audição, tato e olfato na medida em que o espectador interage com os personagens. Encobre sua gruta-caixa com impressos de ícones midiáticos da cultura pop, contrapondo com o conteúdo religioso do próprio presépio.
 
 
Presépio “Nasce Jesus para um mundo melhor”, de Dora Parentes (em frente a Igreja de São Conrado). A artista elaborou sua obra enfatizando a importância da Bíblia como elemento transmissor aos povos da terra, da história da Redenção.
 

Presépio “Natal na Serra Gaúcha”, de Vera Luchese (Aeroporto Internacional Tom Jobim). Material: Dressa / Palha de trigo Dressa é uma trança de palha selecionada do trigo. A palha é molhada antes de fazer a “dressa”. E para não arrebentar a trança, ela é amassada com garrafa de vinho para ficar bem lisa. A dressa foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos. Esta atividade é considerada a mais importante manifestação artesanal da cultura italiana e se mantém viva até hoje.

 

Presépio “Natividade na Mata Atlântico”, de Wilma Bosoni (Praça Serzedelo Correa Copacabana). Wilma fez um painel de 160 x 240 cm, onde Jesus em sua manjedoura de galhos de pessegueiro, protegido pelos pais, Maria e José, está no meio da Mata Atlântica Brasileira, entre bromélias, samambaias e orquídeas, vegetação típica de nossa flora.
 
Presépio “O Grande Dia”, de Carlos Eugênio Constâncio (Comunidade Sapo – Senador Camará): Material:Cimento.Feito em tamanho natural, com 12 personagens armados em ferro, amarrados com arame e cobertos por uma tela de arame e cimento.
 
 
Presépio “Desonra e Glória”, de Macau Ranzani (Lagoa Rodrigo de Freitas) Material: Vergalhões e barras de ferro ou aluminio; arame farpado; arame liso, tecido de juta e ilhoses; cano de PVC, tintas e vernizes automotivos. Feito de vergalhão, arame farpado e liso, juta, sisal e bijuterias de cores variadas, montado numa área de 200 x 200 cm, Macau utilizou vários materiais para representar o nascimento de Jesus, em berço humilde e sua morte dolorosa na cruz. Sob a óptica humana, a vida de pobreza e sofrimento, ambos desonrosos. Porém, sob a óptica divina, uma vida gloriosa.
 
“Eco Presépio”, de Sergio Esteban (Jardins do Palácio Capanema - Centro).Material: Presépio tradicional italiano , em papel machê e recicláveis; pintado com colagem de papéis artesanais. Estábulo de madeira, medindo 200 x 300 cm, abrigará figuras estruturadas em madeira, isopor e arame, envoltas em papel artesanal tingido, feito de fibra da bananeira. Sergio Esteban segue o estilo tradicional dos presépios espanhóis e italianos.
 
Presépio de Márcia Andrade (Lagoa Rodrigo de Freitas) : Material: vidro. Presépio de vidro, onde a transparência, luz  e cor torna sua arte diáfana numa referência ao espírito de Deus. A execução prevê a reciclagem de garrafas de vidros que serão fundidas nas imagens, e o envolvimento do projeto "Melhor Amigo"- de capacitação de jovens da Cruzada de São Sebastião.
 
Presépio “Momentos de Luz”, de Marlene Montiello (Lagoa no Corte do Cantagalo). Material : Fibra de vidro pintado de resina.  Presépio de fibra de vidro pintada. Área de montagem 2.00 x 200 cm.
 
“Presépio Grafitado”, de Toz & Br (Tunel Rebouças – Lagoa). Um jovem alado, super-herói onipresente, irradia uma luz violeta de terno amor, sobre o planeta terra em honra ao nascimento de um terráqueo, Filho de Deus Único e Verdadeiro, protetor do universo.
 
“Presépio Vivo”, de Wanelytcha Simonini (Planetário da Gávea)Material: Sementes Diversas.A composição do presépio de Wanelytcha é permeada de simbolismo, tanto pelo material quanto pelo emprego das formas, o que confere a sua obra um caráter estético que se harmoniza em sua linguagem. O presépio de sementes é uma obra pública formada por uma instalação, em materiais mostarda.
 
Presépio “Natividade”, de Edineusa Bezerril (Lagoa Rodrigo de Freitas). Material: Isopor laminado c/fibra de vidro e acabamento com tinta esmalte sintética. Escultura de Edineusa mede 250 cm altura x 125 cm diâmetro confeccionada em fibra de vidro representa a Virgem Celeste cujo ventre cavernoso gera o advento da cristandade - Nascimento de Jesus, o Salvador da humanidade .
 
Presépio “Sagrada Família”, de Marly Faro (Praça Antero de Quental – Leblon).Material:Resina Presépio em terracota representando a Sagrada Família tendo como fundo um vitreaux.
 
Presépio “O Dia da Graça”, de Margarida Barroso (Praça Antero de Quental – Leblon). Material: Resina. Margarida produziu em fibra de vidro seu presépio de estilo contemporâneo orgânico, representando a Sagrada Família, em círculos concêntricos – um grande grão que  mede 1.80 x 1.30 x 1.30 cm.
 
Presépio “Jogo da Vida”, de Carlomagno (Aeroporto Santos Dumont): O prisma será estruturado sobre base giratória e revestido por três telas, cada uma medindo 200 x 120 cm. A pintura simbólica de Carlomagno traça um paralelo entre o jogo de xadrez e a vida ,abrindo uma reflexão para as estratégias do saber viver e vencer, assim como a sabedoria de jogar e tornar-se vencedor.
 
Presépio “Espírito Santo”, de Osvaldo Gaia (Estação Metrô Cantagalo). Material:Acrílico. Placa de acrílico, manta, e madeira. Conceito: “Espírito Santo” representa o instante que antecede o momento em que “ o verbo se fez carne” sob o testemunho de figuras aladas, e  o menino alado preste a nascer.
 
“Presépio de Pipas”, de Romero Cavalcanti (Estação Metrô Carioca). Material: PVC/Papel. O paraibano Romero Cavalcanti participou de várias Bienais, como ilustrador, na Polônia, França e Brasil. No final dos anos 70, ilustrou várias capas  da revista de Domingo, do Jornal do Brasil. Menino Deus, menino Jesus, menino. Brincadeira de menino – o lúdico despertando a criança que há em todos nós. As pipas representam cada uma as figuras do presépio tradicional.
 
Presépio “Brasileirinho”, de Regina Gilson (Lagoa - em frente ao Clube Monte Líbano). Material: aço e sucata. Regina Gilson optou por construir seu presépio com a técnica popular de “Papier Maché”, estruturado com vergalhão e adornado com sucatas.  “Neste trabalho, tive como conceito, fazer um presépio "brasileiro",com o nosso colorido,fitas,etc,fugindo ao "europeu".Coloquei também os personagens dentro do equipamento urbano,pessoas simplesmente sentadas num banco de praça”, define a artista.
 
Presépio “Recorte e Monte”, de Marcelo Martinez (Parque dos Patins – Lagoa). Material: Figuras impressas em adesivo brilhante de alta duração, aplicados sobre base de MDF e cortado a laser.Trabalho gráfico marcado pela irreverência dos cartuns, em um estilo moderno, pop, que remete à desenhos animados, antigas técnicas de impressão, retículas aparentes e “erros de registro” propositais, em nome de um discurso estético de grande personalidade e apelo junto ao público infantil.O público é convidado à interagir com os personagens, tirando fotos entre eles, ou deixando mensagens de natal escritas no verso das figuras.
 
Presépio “Cabo de Aço”, de Julio Sekiguchi (Central do Brasil). Material: Cabo de Aço, PVA transparente e canetas coloridas. Pendurados em cabos de aço, estendidos no hall principal da Central do Brasil, em frente à escadaria, os personagens construídos em PVA, do presépio do grupo de estudantes de Belas Artes da UFRJ, sob orientação do professor de arte e artista plástico, Julio Sekiguchi, flutuam sobre as cabeças dos transeuntes apressados, que perplexos pela leveza dos trabalhos e pelo inusitado, desaceleram seu passos, elevam seuss olhos e observam , em silêncio, como numa prece, o lento ballet dos personagens– O Menino Jesus, Maria, José, Anjo, Belquior, Baltazar, Gaspar , Burrico , Vaquinha. Por breves instantes estes homens são despertados para o verdadeiro sentido de suas vidas. E, neste momento, a função estética da arte destes jovens transcende e cumpre seu religioso.
 
Presépio “Jesus na Manjedoura”, de Helena Rodrigues (Planetário da Gávea) Material: Tela. Em um painel de 120 cm x 200 cm, a artista representa a natividade sob a óptica alegre e festiva num ambiente rural. A atmosfera mágica do nascimento do Menino Jesus é envolta de perfume exaladas das flores do campo, sob o céu estrelado de uma noite morna dos trópicos, a ternura envolve a todos – homens e animais.
 
“Presépio Gigante”, de Dilma Carvalho (Aterro do Flamengo). Material: Estrutura de ferro, espuma, tecido resinado, fibra de vidro e resina poliéster. A artista plástica Dilma Carvalho é pintora e escultora. Suas obras podem ser vistas em galerias de arte, espaços culturais, áreas urbanas e praças. Já recebeu várias premiações no Brasil e no exterior. Como escultora, suas obras são confeccionadas em terracota, papier maché e resina de poliéster. Atualmente suas criações em esculturas são produzidas em fibra de
vidro e resina de poliéster. Dilma Carvalho é reconhecida por seus Presépios Gigantes, que já foram apresentados em: Volta Redonda, Goiânia, Brasília, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro.
 

Presépio “Natal Consciente”, de Nazaré Macedo (em frente à Igreja Nossa Senhora do Desterro - Campo Grande). Material: Pet. Artista plástica, artesã, aproveitou a arte de reciclar, a arte de reaproveitar embalagens diversas, a arte de cuidar da natureza, a arte de respeitar o planeta é a própria expressão de esperança e fé - conceito da Natividade. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: