Cidadeverde.com

Hospital da Primavera dobra número de atendimentos

Imprimir

O Hospital da Primavera, uma das principais unidades de saúde da Prefeitura de Teresina na zona Norte da cidade, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, vem registrando um aumento de cerca de 70% no número de atendimentos nas clínicas médicas e pediátricas e de mais de 100% na área de ginecologia. No atendimento de urgência, mantém uma média de 2.400 a 3 mil atendimentos mensais, com dois médicos por plantão, perfazendo um total de 16 profissionais neste setor.

Esses dados foram divulgados nesta terça-feira, 24, pela diretora do Hospital da Primavera, Chiara Claudino, destacando que a unidade de saúde registrou, nos últimos dez meses deste ano, mais de 22 mil atendimentos ambulatoriais e quase 28 mil na área de urgência ou de pronto atendimento. As cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) instaladas no hospital são responsáveis por quase 40 mil atendimentos realizados pela unidade de saúde.

“Vale ressaltar que na área de ginecologia, passamos também a realizar procedimentos em citologia, com mais de 100 atendimentos por mês, procurando trabalhar com mais profundidade a prevenção”, diz Chiara Claudino.

Os principais exames, como ultrassonografia, eletrocardiograma, raios x e os laboratoriais ultrapassam a 66 mil realizados nos últimos 10 meses, além de uma média de 700 a mil aplicações de vacinas.

Na área de clínica médica, o hospital pulou de 390 atendimentos, em janeiro deste ano, para quase 600, em outubro, com um pico de 690 em agosto. Na clínica pediátrica, eram realizados um pouco mais de 190 atendimentos até janeiro deste ano, passando para quase 300 em outubro, mas chegou a 318 em junho.

“Nosso hospital, com a duplicação dos plantões na urgência e reordenamento no atendimento ambulatorial, teve condições de aumentar a oferta, garantir resolutividade e melhorar a qualidade dos serviços que oferece à população”, assinala Chiara Claudino.

“Ampliamos também a oferta de atendimento em nutrição. Em janeiro realizávamos média de 40 atendimentos e agora saltamos para 60 por mês; e também em oftalmologia, na qual chegamos a realizar mais de 300 atendimentos, como vem ocorrendo nos últimos meses”, cita a diretora do Hospital da Primavera.

As equipes da ESF também dobraram o número de atendimento na unidade de saúde. Os médicos da saúde da família realizaram mais de 10.400 atendimentos; os enfermeiros, 14.375; e os dentistas, 14.365 atendimentos no período de 10  meses.

Outras especialidades ofertadas pela unidade de saúde são: psiquiatria, pneumologia, cardiologia, serviço social, otorrino, psicologia, dermatologia, além dos programas de controle da tuberculose, da hanseníase, entre outros. Pequenas cirurgias também são realizadas pelo hospital.vivem com HIV no mundo.

O levantamento diz que 60% das pessoas que têm HIV não sabem que são portadoras do vírus. Além disso, 1/3 das pessoas que vivem com o vírus também têm tuberculose.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: