Cidadeverde.com

14 capitais correm risco de surto de dengue

Imprimir
O Liraa conclui que cresceu o número de municípios em estado de alerta e com risco de surto, em comparação com os dados do ano passado. Em 2008, cinco municípios estavam com risco de surto e 71 em situação de alerta. O número de municípios com índices satisfatórios caiu de 83 para 42.
 
Casos de dengue
 

No dia 29 de outubro, o Ministério da Saúde divulgou relatório segundo o qual o país registrou uma redução de 46,3% no número de casos de dengue. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 406.883 ocorrências, contra 758.051 no mesmo período de 2008.

Segundo o ministério, em todo o mundo, são registrados 100 milhões de caso da doença por ano. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, em 20 estados e no Distrito Federal o número de infecções diminuiu. O Rio de Janeiro, com uma redução de 95,9%, foi o estado que registrou o maior recuo da doença: eram 250.220 casos até agosto de 2008 e agora são 10.365 ocorrências nesse mesmo período.

O balanço parcial também revela uma redução de 63,2% no número de mortes em decorrência da dengue. Até agosto deste ano foram 166 óbitos, contra 451 mortes do ano passado. Já o número de casos graves da doença também registrou uma queda de 79,2%. Eram 20.579 ocorrências em 2008 e passaram para 4.281 neste ano.
 

Regiões

Em relação a 2008, as regiões Nordeste e Sudeste têm mais municípios em alerta e com risco de surto. Centro-Oeste e Sul apresentaram menos municípios com índice satisfatório e mais em alerta. Já a região Norte apresentou melhora nos resultados de infestação por larvas do mosquito. Segundo o mistério, houve um aumento no índice de regiões em estado satisfatório e uma redução na área em alerta.

Nas regiões Norte e Nordeste, os principais criadouros apontados pelo ministério são caixas d'água, tambores, tonéis, poços, entre outros. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os criadouros estão concentrados em vasos de plantas, pratos, bromélias, ralos, lages, piscinas, entre outros. Na região Sul, o estudo não identificou criadouros do mosquito.
 
 
 

Dever da sociedade

Para o ministro da Saúde, boa parte da responsabilidade por combater o avanço da doença é da sociedade: "Se a população não se envolve, não se mobiliza, nada pode ser feito."

O ministro lembra que a cidade de São Paulo não participou do Liraa 2009. "Desconhecemos os motivos pelos quais São Paulo não fez o Liraa", disse. "O trabalho de acabar com os criadouros do mosquito é uma responsabilidade tanto do poder público, como de cada cidadão ou empresa. Além disso, o sistema público de saúde deve estar comprometido com o reforço na assistência à saúde dos pacientes, para tratar bem os eventuais casos graves e evitar mortes", complementa Temporão.

Capitais em estado de alerta

1. Rio Branco (AC)
2. Rio de Janeiro (RJ)
3. Porto Velho (RO)
4. Salvador (BA)
5. Goiânia (GO)
6. Belo Horizonte (MG)
7. Belém (PA)
8. Maceió (AL)
9. Brasília (DF)
10. Recife (PE)
11. Vitória (ES)
12. Aracaju (SE)
13. Manaus (AM)
14. São Luís (MA)
15. Boa Vista (RR)
16. Fortaleza (CE)
17. Natal (RN)
 
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: