Cidadeverde.com

Wilson Martins anuncia em coletiva que Piauí saiu do risco desconhecido

Imprimir
O governador em exercício Wilson Martins anunciou, no início da noite de hoje (24), que o Piauí saiu oficialmente do risco desconhecido da febre aftosa. De acordo com Wilson Martins, a notícia já reflete no preço do bezerro, que subiu de R$ 280 para R$ 450.
 

Desde que o Estado foi identificado como risco desconhecido, em 1998, estava proibido de exportar carne bovina, com reflexos expressivos na economia local. “Era uma marca desagradável essa que tínhamos, mas agora que o Piauí viu-se livre do risco desconhecido, abrem-se as barreiras”, disse Wilson. Agora, os bovinos piauienses podem ser comercializados com todos os estados da federação, exceto o Ceará, que ainda não saiu do risco desconhecido.
 

De acordo com o governador em exercício, o Piauí agora está classificado como risco médio e evoluirá de status em breve. “Até o final de 2010, poderemos ser considerados um Estado livre da febre aftosa e isso graças às exitosas campanhas de vacinação”, afirmou. Este ano, 95% do rebanho, que conta com 1,6 milhões de cabeças, foi vacinado, um resultado vitorioso, segundo Wilson.
 

A notícia foi recebida por Wilson Martins às 16h em comunicado oficial do ministro da Agricultura Reinhold Stephanes. Logo em seguida, ligou para o governador Wellington Dias, que está na Alemanha apresentando as potencialidades do Estado.

Para Wilson, o Piauí deve comemorar os resultados, mas continuar concentrado nas campanhas de vacinação para que se veja completamente livre da doença. “Tínhamos uma peça horrorosa, mas agora o Piauí se orgulha e a certeza é que o volume comercial vai aumentar”, falou.

A saída do Estado do risco desconhecido era uma exigência da comunidade européia para o estabelecimento de relações comerciais.
 
 
Flash de Yala Sena
Redação de Naruna Brito
Especial para o Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: