Cidadeverde.com

Famepi: 10 mil famílias de Teresina podem ficar desabrigadas

Atualizada às 17h30min

Todas as famílias que sofreram com as chuvas em 2009 podem ser atingidas novamente pela estiagem no início do próximo ano. A constatação é da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí. A Famepi faz um alerta baseada em dados coletados durante todo o ano junto às associações de moradores. São cerca de 10 mil famílias em Teresina em situação de risco.


Curva São Paulo em março de 2009

Segundo o órgão, pouca coisa foi feita nesse período após as chuvas. As famílias atingidas voltaram para as mesmas casas. Segundo o presidente da Famepi, Raimundo Mendes da Rocha, existem na capital 8 zonas de risco.

"10 mil famílias foram atingidas. Parte delas vão se contemplados com o programa Minha Casa, Minha Vida. Porém, elas já deveriam ter recebido as casas, que ficam no loteamento Jacinta Andrade. Mas como lá não há água nem rede normal de abastecimento, as casas não foram entregues e as pessoas não vão recebê-las antes do inverno", explicou.

Raimundo cita também o exemplo do Ginásio do Itararé, onde os desabrigados já deixaram o local e voltaram para suas casas. Na vila Alto da Ressurreição caíram 16 casas no início do ano e as famílias reconstruíram casas de taipa no lugar. Ele coloca em dúvida ainda se o piscinão construído no Mocambinho será eficaz para proteger as vilas Mocambinho I e II.

 



Maria José Pereira de Sousa, 58 anos, moradora da vila Verde, na zona Sudeste, afirma que sua casa ficou quase encoberta pelas águas no último inverno. A água chegou a altura das janelas e ela teve que se mudar. "Fiquei mais de um mês nas casas alheias. É sempre um sufoco", contou.

Ela disse ainda que quer sair da região, mas não consegue vender sua casa porque estão com valores muito baixos. Para ela, a situação ainda é pior porque acabou de amputar um dos pés por problemas em decorrência da diabetes.

Já na Vila Mandacaru, a verdureira Maria do Socorro Rodrigues afirmou que faltou apenas dois tijolos para as águas cobrirem totalmente sua casa. "A prefeitura prometeu que iria fazer algum benefício para descer as águas, mas não fez nada. A gente trabalha o ano todo e a água vem e leva tudo", afirmou.


Dona Socorro e seu companheiro, João da Cruz temem ficar desabrigados novamente


SDU Centro Note divulga nota
Sobre matéria intitulada "Famepi:10mil famílias podem ficar desabrigadas em 2010", publicada na manhã desta quarta-feira (02), no portal cidadeverde.com, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte faz os seguintes esclartecimentos:

A Prefeitura de Teresina tem realizado ações para evitar os transtornos ocasionados pelas possíveis enchentes em 2010. Uma das medidas é o acompanhamento continuado das áreas consideradas de  risco em toda a cidade.

Todas as famílias atingidas pelas enchentes deste ano que retornaram de forma provisória para as suas casas receberam material para reconstrução emergencial das moradias.

Para uma solução definitiva, a Prefeitura atua com ações de prevenção, como a construção de residenciais destinados às famílias de áreas em risco, a exemplo do Residencial Flor do Campo, na zona Sudeste, que está em fase de licitação e do residencial Leonel Brizola, na zona Norte, cujas casas já estão sendo construídas.

Para evitar alagamentos na zona Norte da capital, está sendo executada a construção da Estação de Bombeamento no bairro Mocambinho, com capacidade de armazenamento de 27 mil m³. As obras seguem ritmo proposto pelo cronograma de execução.

A Prefeitura de Teresina frisa que o acompanhamento das áreas de riscos  e às famílias atingidas é feito de forma permanente pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s).


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais